PRIMEIRO DÉRBI GAIENSE NA III NACIONAL FEMININA SERÁ NA TERCEIRA JORNADA

1
26-08-2024 | 15:12 | | |

PRIMEIRO DÉRBI GAIENSE NA III NACIONAL FEMININA SERÁ NA TERCEIRA JORNADA

Escrito por Diogo Ferreira

Os jogos da III Nacional Feminina foram sorteados esta tarde, com Oliveira do Douro e Valadares B a conhecerem o destino na competição nacional que terá a participação de 78 equipas, divididas em 13 séries. O primeiro dérbi gaiense será realizado na casa do Valadares B, acontece à 3ª jornada e está agendado para 13 de outubro. A segunda volta, em Oliveira do Douro, está marcada para 24 de novembro.

A competição é composta por três fases: a 1.ª Fase, a 2.ª Fase e a 3.ª Fase – Final. Os primeiros classificados de cada série e os três melhores segundos classificados de entre as séries, num total de 16 clubes, apuram-se para a 2.ª Fase. Nesta segunda etapa nacional, os clubes são divididos em duas séries, com o primeiro classificado de cada agrupamento, num total de dois emblemas, a subir ao Campeonato Nacional II Divisão Feminino.

A terceira divisão do futebol feminino nacional arranca a 29 de setembro.

Série F

Nº1 - Valadares Gaia FC "B"
Nº2 - CF Oliveira do Douro
Nº3 - Souselo FC
Nº4 - Rio Mau FC
Nº5 - Oliveirense FC
Nº6 - Lusitânia Lourosa FC

 

Matriz
Matriz de jogos da III Nacional Feminina

Já o FC Porto, em estreia na III Nacional e que está a treinar no Estádio do FC Pedroso, inicia o campeonato na Série E, onde vai defrontar Sporting da Cruz (nº1), FC Parada (nº2), GDR Soalhães (nº3), AD Marco 09 (nº5) e Leixões SC (nº6).

TAÇA DE PORTUGAL FEMININA

Esta tarde também foi sorteada a Pré-Eliminatória da Taça de Portugal feminina, que terá participação de 40 equipas (34 estão isentas). O Oliveira do Douro ficou alocado à série C. 

Série C:
Juveforce - ADC Ponte de Vagos x SM Murtoense
Rio Mau FC x AD Souselas
Souselo FC x CF Oliveira do Douro
CD Paços Brandão x Lusitânia FC Lourosa

A Federação Portuguesa de Futebol aumentou o valor a atribuir aos clubes que participam na Taça de Portugal Feminina. O investimento total na competição desta época é de 850 406 euros, o que representa um aumento de 30 por cento em relação à temporada passada (2023/24). Tal como na prova masculina, os valores de participação que os clubes recebem na Taça de Portugal Feminina sobem à medida que avançam na prova.

As meias-finais valem 16 mil euros a cada equipa, os quartos-de-final correspondem a 12 mil e os oitavos 8 mil, começando a distribuição na pré-eliminatória com 2500 euros. O prémio de presença na final também regista um aumento, passando para 120 mil euros, sendo que o vencedor recebe 80 mil e o finalista vencido 40 mil euros. O emblema vencedor pode receber 133,5 mil euros se fizer o percurso completo ou 122 mil euros, no caso de se tratar de uma equipa que milite na Liga BPI, uma vez que só iniciam a sua participação na 3.ª eliminatória.

Mais notícias