
NO DIA DE GAGO COUTINHO AQUI SE EVOCA A MEMÓRIA QUE DÁ NOME A UM LARGO DE GAIA
Assinalam-se hoje 153 anos da data de nascimento de uma das figuras portuguesas mais marcantes dos últimos séculos - o Almirante Gago Coutinho, um dos atores, ao lado de Sacadura Cabral, da Primeira Travessia Aérea do Atlântico Sul.

A data está a ser assinalada hoje, inserida na programação das comemorações do centenário da Primeira Travessia Aérea do Atlântico Sul, no Instituto Hidrográfico, em Lisboa, com uma homenagem ao oficial português, homenagem que passará pelo descerramento de uma lápide na Rua da Esperança em Lisboa, junto à casa que foi residência de Gago Coutinho. A cerimónia irá terminar junto ao Monumento a Gago Coutinho na Av. de D. Carlos I, onde será depositada uma coroa de flores.

Na cidade de Gaia, a memória da primeira travessia aérea do Atlântico está também assinalada, desde 1922, no Largo dos Aviadores, em Mafamude, junto à rua Marquês de Sá da Bandeira, onde uma multidão se juntou aquando da inauguração da lápide que assinala este grande feito da História de Portugal.