"A MOTIVAÇÃO DO ARCOZELO NUNCA SERÁ A DIVISÃO DA EQUIPA COM QUE VAMOS JOGAR, MAS ENTRAR EM CADA JOGO PARA GANHAR"

a
17-05-2024 | 13:21 | | |

"A MOTIVAÇÃO DO ARCOZELO NUNCA SERÁ A DIVISÃO DA EQUIPA COM QUE VAMOS JOGAR, MAS ENTRAR EM CADA JOGO PARA GANHAR"

Escrito por Johnny Lino

O Arcozelo está, pela primeira vez, na Final Four da Taça de AF Porto de futsal. Os gaienses eliminaram, nos quartos-de-final, o Santa Isabel e, esta tarde, defrontam o Desp. Ordem, a partir das 15h, no primeiro jogo das meias finas da competição, que se disputa no Pavilhão Multiusos de Paredes.

Ao início da tarde de ontem, teve lugar a conferência de imprensa de lançamento desta prova e Sidónio Almeida, responsável pela secção de futsal do clube, acredita que o Arcozelo terá uma palavra a dizer. "Pela primeira vez estamos aqui, nesta fase. O trabalho desenvolvido nestes anos, desde que formamos a modalidade, tem sido de base, árduo, e o resultado aparece ao fim deste tempo todo, com esta Final Four. É importante destacar que, 90% do plantel, é formado no Arcozelo, desde os infantis até aos seniores", disse Sidónio Almeida.

Prova disso, é André Pereira, treinador dos gaienses. O agora técnico do Arcozelo, também foi jogador no clube. "Para mim tudo o que envolve Arcozelo é emocional e acontece com praticamente todo o grupo, pois tem ligações próximas ao projeto. O segredo será tentar excluir essa parte das emoções, vou tentar trazer mais à terra e não puxar tanto pelo lado emocional", afirmou. Pelo caminho, o Arcozelo eliminou o Leixões na primeira eliminatória, atual campeão distrital da Divisão d'Elite e o vice campeão, Santa Isabel. Contudo, o técnico descarta ligações a esses jogos. "O percurso que nos fez chegar aqui, enaltece o que tem sido o nosso trabalho, dá motivação, mas olhando para as duas faces da moeda, faz parte do passado. Já não faz sentido pensar no caminho que nos fez chegar até aqui. Agora estamos focados em pensar no Desp. Ordem e depois na final. O caminho faz parte do passado", destacou o técnico, desvalorizando o facto de se estar a falar de equipas de divisões diferentes. "A grande vantagem que vejo nas duas equipas da Elite que estão na final four, em relação às equipas da Honra, será terem feito a época toda ao cronometro. Isso pode ter alguma importância nos momentos de decisão. Hoje em dia, jogar com qualquer equipa pode ser difícil, desde que o trabalho seja bem feito. A motivação do Arcozelo nunca será a divisão da equipa com que vamos jogar, mas sim entrar em cada jogo para ganhar", concluiu o André Pereira.

Dário Silva, vereador da Câmara de Gaia, também marcou presença na conferência de imprensa de antevisão. "Gostaríamos que a Taça ficasse em Gaia, mas há que realçar o percurso feito até aqui, por todos os clubes envolvidos, valorizando o esforço colocado pelos dirigentes e atletas ao longo do ano e que tem um papel fundamental na pratica desportiva dos jovens. O Arcozelo tem feito um trabalho notável também a esse nível", afirmou

Para além do jogo entre o Arcozelo e o Desp. Ordem, às 17h, defrontam-se CA Sangemil e JD Águas Santas. A final disputa-se amanhã, a partir das 16h.