A HISTÓRIA DA AVENIDA DA REPÚBLICA À DISPOSIÇÃO DOS GAIENSES

Gaia
30-07-2021 | 15:01 | | |

A HISTÓRIA DA AVENIDA DA REPÚBLICA À DISPOSIÇÃO DOS GAIENSES

Escrito por Eugénio Queirós

Está patente no Centro Cívico de Gaia uma interessante exposição que percorre os 2250 metros de história da Avenida da República, hoje assim conhecida mas noutros tempos com nomes quase esquecidos: Avenida Esquerda Superior, Avenida Campos Henriques e Avenida Marechal Carmona. Curiosamente, a grande avenida que rasga a malha urbana da cidade de Gaia foi República de 1910 a 1947 e depois passou à patente de marechal, que que perdeu em 1974.

Na exposição sempre aberta ao público, que tem a direção de Alda Temudo e que foi executada pela 'Cariátedes', pode ficar também a conhecer um pouco da história dos cafés Mucaba e Angola (este ainda em funcionamento), ambos implantados em edifícios do início dos anos 60 do século passado. O edifício do Café Angola é da autoria dos arquitetos Manuel Rodrigues e António Machado, autores também do edifício da Praceta 25 de abril.

Para além da conhecida Casa Barbot, concluída em 1915, a exposição releva também um pouco da história da hoje conhecida como Casa da Presidência, a antiga casa de Alice Ferreira Mariani, que data de 1921 e foi comprada pela Câmara Municipal de Vila Nova de Gaia em junho de 2017 por 1,2 milhões de euros.

eletrico

Mas não vamos contar mais. Convidamo-lo apenas a entrar neste velho elétrico que outrora percorreu a nossa avenida para uma viagem pela história, começando pelo Jardim da Pedreira, pois, já adivinhou!, aquele que hoje conhecemos como Jardim do Morro.