NOVO SERVIÇO DE AUTOCARROS NA ÁREA METROPOLITANA DO PORTO DERRAPA
Frotas com imagem única, autocarros novos e novas rotas são apenas alguns dos objetivos do concurso intermunicipal de transportes para a área metropolitana do Porto que já foi lançado e conheceu vencedores. Mas o tribunal, face à contestação de várias empresas que operam hoje no terreno, está a travar um processo que já deveria estar no terreno.
A operacionalização do novo serviço pode, por isso, segundo o 'Jornal de Notícias', arrastar-se até 2027, depois do Tribunal Administrativo e Fiscal do Porto ter admitido duas de três impugnações que suspenderam automaticamente o processo.
A Área Metropolitana do Porto, presidida por Eduardo Vítor Rodrigues, prepara-se agora para invocar interesse pública de forma a evitar esta paragem e concretizar até ao fim do ano a operacionalização da nova rede de operadores, divididos por zonas.
Recorde-se que a AMP adjudicou há um ano o novo serviço.
A empresa de Viação Barraquense venceu o Lote 1, ou Norte Centro, que abrange Trofa, Maia, Matosinhos. A Nex Continental Holdings ganhou o Lote 2, Norte Nascente, que serve Santo Tirso, Valongo, Gondomar e Paredes, e o agrupamento constituído pela Minho Bus, Auto Viação do Minho e Litoral Norte fica com o Lote 3, Norte Poente, que inclui a Póvoa de Varzim e Vila do Conde). Estes serão os novos operadores a norte do Douro, onde não se inclui o Porto que é servido, exclusivamente, pela STCP.
O agrupamento constituído pela Bus On Tour e Auto Viação Feirense fica com o Lote 4, Sul-Poente, operando em Gaia e Espinho e um outro que integra a Empresa Monforte S.A. e Xerpa Mobility ganhou o Lote 5, Sul Nascente, nos concelhos de Santa Maria da Feira, São João da Madeira, Arouca, Oliveira de Azeméis e Vale de Cambra.