
'RIMAR NA ESCOLA' DESENVOLVE ESCRITA CRIATIVA E A ORATÓRIA ENQUANTO SE CONSTÓI RAP COLETIVO
As comemorações do 25 de abril já estão ao virar da esquina, o que motiva várias atividades que incutam nos jovens os valores da democracia, como disso é exemplo o projeto educativo 'Rimar na Escola', que já arrancou e que se irá prolongar até maio.
Em colaboração com a Câmara Municipal de Gaia, o rapper João Nina criou um projeto cujo objetivo principal é trabalhar a escrita criativa e a oratória dos alunos que frequentam o 3.º ciclo do ensino básico público, criando um rap coletivo alusivo ao 25 de abril.
O resultado, musicado com um instrumental de João Nina, será apresentado, em data a definir, num espetáculo final no Auditório Municipal de Gaia, onde os alunos terão a oportunidade única de dar a conhecer os seus textos.
Se o regime ditatorial obrigava à “escrita entre linhas”, O jovem artista pretende fomentar a “escrita entre rimas”, em contraponto com o regime ditatorial, que " obrigava à escrita entre linhas". Estafoi também a ideia base da canção «Vozes», um rap escrito pelo músico enquanto frequentava o 11.º ano de escolaridade, depois de um desafio lançado pelo seu professor de História, e que se centra na temática do bullying e da ausência de amigos. Nove anos depois, através da iniciativa 'Rimar na Escola', o rapper junta mais vozes às comemorações do 25 de Abril e à mensagem que almeja difundir.
'Pensar com o outro', '(Re)ler o 25 de abril', 'Escrever a par' e 'Estruturar em conjunto' são algumas das etapas do projeto que une as bibliotecas escolares e as salas de aula, ao longo de nove sessões de 50 minutos, distribuídas pelos professores da área de Letras e o bibliotecário de cada escola.