O PESADELO DAS TROTINETES

26-08-2022 | 17:37 | | |

O PESADELO DAS TROTINETES

Escrito por O Gaiense

Utilizo, regularmente, os magníficos passadiços que ladeiam as lindas praias de Gaia. Como eu, milhares de pessoas o fazem.

Aqui e ali, vou encontrando várias pessoas a passear de trotinete. Ótima opção, pela defesa do ambiente se... não houvesse falta de respeito e de cidadania.

De facto, com maior predominância neste mês de agosto, quer os passadiços, quer os passeios destinados aos peões têm estado infestados de trotinetes deixadas no meio do caminho ao abandono e que, obviamente, causam sérios embaraços a quem frequenta aqueles lugares, sobretudo a quem caminha com carros de bebés e até a invisuais.

Pois! E de quem é a culpa?

Em primeira instância, obviamente, dos utilizadores. As trotinetes são levantadas num local próprio que a autarquia devidamente sinalizou. Ora, a entrega deveria ser ali, ou noutro local sinalizado para as arrumar e que, de resto, há em grande número espalhados pelo concelho. Todavia, infelizmente e em larga escala, a falta de civismo de uma grande parte de pessoas (portuguesas ou  estrangeiras) faz com que as abandonem em locais menos próprios que, como disse, causam sérios embaraços a quem ali circula e que tem o direito de ser respeitado. É uma questão de falta de cidadania de quem julga que as regras são apenas para serem cumpridas pelos outros e nunca por eles.

Mas, há, também, aqui muitas culpas no cartório das duas empresas que operam em Gaia estes veículos, que deviam ser mais lestos no levantamento das trotinetes deixadas fora do local de recolha.

E, em terceiro, se eles não cumprem, é tarefa das autoridades  fazerem o seu trabalho: punir com as devidas multas que devem estar estipuladas no contrato de concessão.

Mais notícias