O reconhecimento do mérito das praias azuis

08-07-2022 | 13:16 | | |

O reconhecimento do mérito das praias azuis

Escrito por Filipe Bastos

Sim, não há praias como as de Gaia. Se há, de facto, infraestrutura que tenha mudado um pouco a face de uma Gaia muito antiquada, foi a orla marítima. Hoje, as praias de Gaia são um dos seus maiores cartazes.

Percorrer toda a orla marítima, com cerca de 15 quilómetros, e ver praias extremamente bem tratadas, devidamente limpas, todas com bandeiras azuis, é um regalo para os olhos. Como é hábito nesta altura do ano, O Gaiense mostra as constantes atualizações que são permanentemente feitas, de forma a que não só se cumpram os critérios de manutenção das bandeiras mas, igualmente, as inovações que a Águas de Gaia, em conjunto com a autarquia, realiza. Este ano, para além de uma praia disponível para quem quer levar os amigos de quatro patas, a praia de Brito, em S. Félix da Marinha, vai ser instalada uma piscina de água salgada e quente em Canidelo,  na praia de Canide Norte, para usufruto dos gaienses e de quem nos visita.

É verdade que este trabalho começou no mandato em que o PSD era governo no concelho. Aliás, como diz Poças Martins, por muitos considerado o ‘pai’ das bandeiras azuis, “tive o privilégio de ter pertencido a uma vasta equipa que mudou o rumo das praias em Gaia” mas não pediu licença a ninguém para acrescentar que “a orla marítima está melhor hoje do que há 20 anos e é com muita satisfação que vejo que o concelho soube evoluir de uma forma sábia”.

Ora, aqui está um depoimento de uma pessoa livre, descomprometida,  que vê a realidade e não alinha na mediocridade de uma grande parte dos portugueses que olham apenas para o seu umbigo e lhes custa reconhecer o mérito dos outros. Sim, as praias de Gaia orgulham o concelho. E os gaienses.■