OS ABUSOS SEXUAIS NA IGREJA

07-10-2022 | 14:10 | | |

OS ABUSOS SEXUAIS NA IGREJA

Escrito por O Gaiense

As revelações sobre abusos sexuais cometidos no seio da Igreja Católica, são, de facto, arrepiantes. Já escrevi sobre o tema. Mas, a verdade, é que ele, ciclicamente, volta à ordem do dia. São muitos casos. Uns atrás dos outros. Muitos!

Sim, é verdade: os abusos sexuais não acontecem só na Igreja. São transversais a toda a sociedade. Há-os no futebol, (vide, caso recentemente do treinador do futebol feminino do Rio Ave - atenção, porém, que nem sequer acusado foi...), há-os com gente da alta finança e da política (vide o caso da Casa Pia), enfim, são, repito, transversais a toda a sociedade e inclui até a própria família.

Mas, salvo melhor opinião, os da Igreja são, clara e insofismavelmente, muito mais graves.

Em Portugal a população é maioritariamente católica. Normalmente somos batizados, fazemos a comunhão e casamos pela Igreja. Ali, em cada uma dessas fases, é-nos indicado o caminho para a prática do bem, e ensinam-nos quais são os pecados mortais. Quando nos confessamos e dizemos ao padre que cometemos um deles, o padre dá-nos sempre uma penitência que os católicos têm que cumprir para expiar o pecado.

Os mais recentes casos prendem-se com Ximenes Belo (quem diria...?) que até foi prémio Nobel da Paz - que circulou muito pelo nosso concelho e que de momento estará desaparecido... - e um padre de Joane que, pervertido, usava o próprio confessionário para cometer abusos sexuais em crianças indefesas. Chocante!

Mas, o mais grave, é que a Igreja se fechou dentro de uma sacristia para esconder sempre estes crimes hediondos, em vez de os denunciar de forma a conseguir expurgá-los e não deixar que eles se repetissem de forma miseravelmente assustadora. Foi, entretanto, criada uma Comissão (embora com  relutância por parte de alguns bispos (!) e, o que se verifica, é que há denúncias de  todas as dioceses do país e que já foram recebidas mais de 400 queixas.

Podem dizer o que quiserem mas a verdade é que a Igreja perde uma grande parte da sua credibilidade dando razão ao ditado que diz: “Bem prega Frei Tomás, olha para o que ele diz, não olhes para o que ele faz”

Mais notícias

JÁ ESTÁ EM VIGOR O HORÁRIO DE INVERNO DA METRO DO PORTO

09-09-2024 | 14:31

Entrou em vigor esta segunda-feira, 9 de setembro, os horários de Inverno da Metro do Porto, com o serviço do Metro a ser reforçado em toda a rede.

A Linha Amarela (D), cuja procura corresponde a um terço do total da rede e movimenta mais de 100 mil pessoas diariamente, traz novidades para o novo ano letivo, graças às obras de expansão da linha, que já chega a Vila D'Este. Entre o Hospital de S. João, no Porto, e Santo Ovídio, em Gaia, a frequência vai ser de cinco minutos nas pontas da manhã e da tarde.