Sim, abre hoje o Melhor Escola
Hoje começamos a publicar os jornais da iniciativa Melhor Escola, com a saída do jornal realizado pela Escola Secundária Inês de Castro.
E, sinceramente, estou feliz. Feliz por estarmos aqui, diariamente, a lutar para manter a informação viva, atual. Uma informação que faz falta. Ler faz bem à saúde mental. Continuar diariamente no facebook, e ao sábado, em edições contínuas, mostrar o que se passa no concelho, sempre, sempre pela positiva, é motivo de orgulho.
Mas estou particularmente orgulhoso, por incorporarmos nesta edição o Melhor Escola.
Seria extremamente fácil dizermos às escolas, com quem temos esta iniciativa há cinco anos, que isto ficaria para depois. Adiar à espera de melhores dias.
E, muito mais fácil seria às escolas, aos diretores, aos professores envolvidos no processo e, obviamente, aos alunos, dizerem: “Estamos em pandemia, nem sequer temos aulas presenciais, como é que vamos fazer o jornal?”.
Mas não. Ninguém desistiu. Ninguém arranjou desculpas. Pelo contrário, fizeram do obstáculo mais um motivo para elaborarem o seu jornal, mostrarem à comunidade como são pessoas responsáveis e que não desistem de mostrar que são uma geração que valoriza o dever cívico de se envolver com a comunidade fora dos muros das escolas. Estão, pois, de parabéns.
Leiam o jornal da Escola Secundária Inês de Castro, hoje. E continuem, semanalmente, até maio, a ler os jornais das outras escolas. Vejam como os seus alunos veem o mundo. Vejam, como cada escola, se esforçou para editar o jornal como se tinham comprometido.
Sim, feliz iniciativa esta de O Gaiense, que mostra que, ao contrário do que muitos querem fazer crer, quando motivados, escolas, professores e alunos, exercem o seu dever de cidadania com um sorriso de felicidade no rosto.