UM AEROPORTO NA REPÚBLICA DAS BANANAS

01-07-2022 | 13:31 | | |

UM AEROPORTO NA REPÚBLICA DAS BANANAS

Escrito por Filipe Bastos

O telefone tocou em S. Bento. A chamada era da República das Bananas. Motivo: queriam que Portugal ajudasse a tomar uma decisão política sobre a construção de um aeroporto na capital daquele país, ainda por cima agora que o aeroporto do Porto tinha sido considerado o melhor Aeroporto europeu, recebendo o prémio de “Best European Airport 2022” na categoria de 10-25 milhões de passageiros.

A telefonista apressou-se a transferir a chamada para o ministro que tutela as infraestruturas, Pedro Nuno Santos.

- Sim, boa tarde. Ouvi dizer que querem construir um aeroporto? A solução é simples: construam dois. Um mais pequenino e um maior.

- Obrigado, senhor ministro. Mas não acha melhor ouvir o Presidente e os outros partidos, já que somos um país democrático? - Qual quê? Não queriam uma decisão? Está decidido. - ...!

Entretanto, Costa ouve a conversa noutro telefone e interrompe.

- Era o que faltava! Não construam nada. - Bom (do outro lado da linha...), mas então em que ficamos? Nós queríamos ajuda para tomar uma decisão e não que nos compliquem mais a vida. Andamos nisto há mais de 30 anos!...

A chamada cai por falta de rede.

Ao que parece, o primeiro-ministro da República das Bananas puxou as orelhas ao ministro e humilhou-o perante o país. Mas ele, que persegue a ideia de um dia substituir o primeiro-ministro, pediu desculpa, disse que se precipitou e tudo continua na mesma.

Ah, e o aeroporto? Bom, a República das Bananas certamente que vai continuar a discutir o local, ou locais, para a sua construção.