UM EXPOENTE DE CIDADANIA JUNTO DOS MAIS NOVO
As escolas invadiram, mais uma vez, o salão nobre da Câmara de Gaia para continuar a dizer sim ao projeto ‘Melhor Escola’.
Ali, os diretores de praticamente todas as escolas secundárias - públicas, particulares e profissionais - do concelho, pela sétima vez consecutiva, juntaram-se a O Gaiense e à autarquia para selarem mais um acordo que permite voltar a produzir um jornal.
A cerimónia mostrou, de forma clara, que as três partes, reconhecem que a iniciativa Melhor Escola ajuda as instituições de ensino a mostrarem o que de bom fazem durante o ano.
Por outro lado, porque vivemos tempos em que os mais jovens têm de olhar para a cidadania como uma prática diária, com esta iniciativa, O Gaiense ajuda a combater a iliteracia e volta a dar-lhes essa oportunidade de espírito crítico, de olharem de forma diferente para a comunidade que os rodeia e, sobretudo, de diferenciarem a informação da desinformação.
E é com alegria que, de ano para ano, vemos o entusiasmo das equipas que elaboram o seu jornal Melhor Escola, com os alunos a demonstrarem que quando são parte de um processo envolvem-se ativamente nas iniciativas.
Estamos a arrancar para a sétima edição com o mesmo espírito e responsabilidade cívica da primeira, certos de que,e tal como as anteriores edições, esta será mais um sucesso e, no final, iremos ‘Unir todos para lá do tempo’.
É esta a nossa forma de estar. Aliás, tal como sido nos últimos 20 anos - sempre aos sábados nas bancas, já lá vão 1076 edições consecutivas - ao divulgar o concelho e a prestar com esta e outras iniciativas, serviço público.