194KG DE PESCADO APREENDIDO EM PEDROSO

Pescado
14-03-2024 | 13:55 | | |

194KG DE PESCADO APREENDIDO EM PEDROSO

Escrito por Diogo Ferreira

 Na segunda-feira, 11 de março, o Comando Territorial do Porto da GNR, através do Posto Territorial dos Carvalhos, apreendeu 194 quilos de pescado diverso,em Pedroso, após uma denúncia. Em causa estariam a falta de condições de salubridade legalmente exigidas

Os militares da Guarda levaram a cabo diligências policiais para localizar e fiscalizar uma mulher, com 58 anos, que estava a vender na via pública diverso tipo de pescado.

No decorrer da ação, a GNR apurou que "a suspeita não detinha qualquer documento que justificasse a proveniência do pescado, nem sequer possuía qualquer licença para a prática deste tipo de comércio de venda ambulante, resultando na apreensão do pescado, uma vez que não foi possível determinar a sua origem e rastreabilidade, constituindo um perigo para a saúde pública. Foi também, apreendida a viatura utilizada no ilícito", indica em comunicado a GNR.

Em detalhe, foram apreendidos, 76 quilos de verdinhos, 44 quilos de lula média, 43 quilos de cavala média, 15 quilos de pescada grande, 12 quilos de petinga e quatro quilos de cavala grande. Todo o material apreendido foi analisado por um médico veterinário e repartido mediante as condições higiossanitárias, sendo que, "118 quilos de pescado foram considerados sem condições para consumo humano e sem condições de salubridade, tendo sido entregues no parque Biológico de Vila Nova de Gaia", lê-se em comunicado. Os restantes 76 quilos foram destruídos pela doca de pesca de Leixões.

Foram elaborados três autos de contraordenação, e a suspeita foi detida e constituída arguida e os factos foram comunicados ao Tribunal Judicial de Vila Nova de Gaia.

 

Fotografia: Comando Territorial do Porto da GNR