20 ANOS - MARAVILHA DE FESTA
Cumprimento, nas pessoas do Exmo. Presidente da Assembleia Municipal, Dr. Albino Almeida e na do vice-presidente da autarquia, Engenheiro Patrocínio Azevedo, todos os presentes. O Gaiense deixou de ser um sonho a 4 de maio de 2002. Saiu para as bancas orgulhoso, repleto de notícias, reportagens, entrevistas e curiosidades, mas também ‘vestido’ com muita fé, perseverança e entusiasmo.
A partir dessa alavanca, escrevendo página sobre página, milhares de páginas, saltou obstáculos, contornou dificuldades e foi construindo as pontes para chegar aos 20 anos, fazendo do rigor a sua imagem de marca. Acompanhou, sempre, a evolução dos tempos; com projetos credíveis através dos quais teima em intervir positivamente na comunidade. Os eventos que organiza são um dos pilares da sua ação.
Valorizamos o desporto com ‘O Melhor Treinador’ (que organizamos há 19 anos consecutivos...) valorizamos as escolas, os professores e os alunos, com o ‘Melhor Escola’, valorizamos a cultura e o lado artístico com as ‘7 Maravilhas’ e com o ‘Gaia é Fado’, e, até, no ‘inverno’ da crise pandémica, lançámos as sementes de novos projetos como ‘O Gaiense Kids’ e as ‘Conferências Gaia Hoje’ sobre temas pertinentes da sociedade.
O Gaiense mostrou merecer o seu nome, já que, um passo após o outro, assumiu-se como uma das vozes mais fortes e refletivas na dinâmica social e comunicacional local. Cresceu, ultrapassou as fronteiras do concelho e ecoa incisivamente a nível nacional, promovendo Gaia e os gaienses, como poucos o fazem. Atingiu a sua maioridade com o ‘coração’ apertado pela pandemia, num tempo de dúvidas, medos e incertezas. Mas mostrou resiliência. E continuou a fazer o jornal impresso chegar às bancas, todos os sábados, ininterruptamente. Sem falhar. Até que... o ‘Clube de Jornalistas’ lhe concedeu o prémio ‘Gazeta para Imprensa Regional 2019/20 – que significa ser considerado o melhor jornal regional do país e que, como o afirmei na cerimónia da entrega do prémio, onde esteve presente Sua Excelência o Presidente da República, o merecemos inteiramente.
Em mil e muitas primeiras páginas terão algumas dificuldades em vislumbrar notícias pela negativa. Pelo contrário: quisemos sempre mostrar as coisas boas do concelho. De lés a lés, tratando o concelho por tu, numa atitude local, mas com visão global. Mostramos o associativismo, a cultura o desporto e muitos, muitos protagonistas: empresários, pessoas da ciência, da medicina, da cultura, do desporto, mas também gente humilde com estórias de vida para contar.
Hoje, por exemplo, podíamos simplesmente festejar os 20 anos do jornal, o que já não seria pouco. Mas não. Juntámos as juntas de freguesia, um júri de personalidades reconhecidas da cultura gaiense e fomos à procura de 22 maravilhas – para, mais uma vez, divulgarmos e promovermos o concelho. Olhamos para o ano que fazemos vinte anos: 2022 e desdobramos o número em 20 anos, 22 maravilhas. E fizemos isto privilegiando sempre as pessoas de Gaia. Como neste dia. Por trás deste palco, na organização do evento estão cerca de 70 pessoas. E, sabem, temos um orgulho enorme em o ter feito, com exceção de um dos artistas convidados, com pessoas ou empresas de Gaia e sempre, sempre, num local de Gaia.
Abrimos com o maestro Rui Massena, um reputado músico do concelho com um palmarés invejável no mundo; escolhemos dois apresentadores que são dois dos melhores jornalistas do país e promovemos empresas e jovens artistas de Vila Nova de Gaia. Desculpem-me a imodéstia. Mas para além de nós, quem tanto faz pela divulgação e promoção da marca Gaia?
Sim, é verdade, tivemos alguns apoios. Mas sim, todos eles foram utilizados na promoção de Gaia e dos gaienses de forma clara, transparente, inequívoca. E, por tudo isso, temos plena consciência do nosso mérito. Sabemos o que temos feito e, sobretudo, a forma como o temos feito. Sempre com rigor, lealdade e profissionalismo. E o facto de agradecermos modestamente esses apoios é porque sabemos que, como diz Clarice Lispector, “Quem caminha sozinho - pode até chegar mais rápido, - mas aquele que vai acompanhado, com certeza vai mais longe”. Aproveito o momento para agradecer ao Engenheiro Patrocínio Azevedo, que faz questão de ser um dos que tem caminhado sempre a nosso lado, e por isso lhe agradeço profundamente, e pedir-lhe que seja porta-voz dos nossos agradecimentos à Câmara Municipal na pessoa do Exmo presidente Dr. Eduardo Vítor Rodrigues que, tenho a certeza, percebe que, de facto, os apoios concedidos foram sempre a favor de Gaia e dos gaienses.
Os agradecimentos estendem-se à Águas de Gaia e, na pessoa da Dra. Mónica Gonçalves, diretora do Hilton Porto Gaia, a todos os parceiros que, ao longo destes 20 anos, acreditaram que O Gaiense era um projeto credível, confiável, dai as parcerias que fomos, ao longo do tempo, conseguindo reunir. Termino dizendo que sim, são 20 anos de luta constante. De vicissitudes várias. Mas de amor. De paixão. De entrega pelo jornalismo. Sempre a escrever a História de Gaia. E, indiscutivelmente, fazendo parte dela.