31º edição do Festival Internacional de Música de Gaia está de regresso à cidade

.
28-08-2025 | 15:56 | | |

31º edição do Festival Internacional de Música de Gaia está de regresso à cidade

Escrito por O Gaiense

O FIMG - Festival Internacional de Música de Gaia - uma iniciativa por parte da Associação Filarmónica de Gaia com o apoio do Município da cidade, está de regresso entre os dias 13 de setembro e 18 de outubro.

O evento que vai passar por vários locais de Gaia como, a Igreja de Mafamude, o Cine-Teatro Eduardo Brazão, o Auditório Municipal de Gaia, a Igreja Paroquial de Oliveira do Douro, o Espaço Corpus Christi e o Mosteiro de Grijó que apresentará os maiores nomes da música erudita portuguesa e internacional. 

Com o objetivo estratégico de contribuir para a evolução sócio-cultural do município, as opções musicais adotadas permitem dar a conhecer ao público um reportório de superior qualidade ao ouvir um conjunto de artistas consagrados nacional e internacionalmente.

O Festival garante um ciclo de concertos imperdíveis de forma a viajar pelo Património Gaiense, com a seguinte programação:

No dia 13 de setembro, às 21h30, na Igreja de Mafamude, um concerto festivo com a soprano Eduarda Melo, a mezzo-soprano Margarida Reis, no tenor João Miguel Gonçalves, no barítono Pedro Telles, o Coro da Fundação Conservatório Regional de Gaia, a Filarmonia de Gaia e, na direção musical, Mário Mateus.

No dia 18 de setembro, às 21h30, no Cine-Teatro Eduardo Brazão, um Opus Duo, com Francisco Berény, na guitarra e Tiago Azevedo e Silva, no violoncelo. 

Nos dias 20 de setembro, às 21h30, no Auditório Municipal de Gaia, um Recital de Piano, com Vasco Dantas e 21 às 16h30, no Auditório Municipal de Gaia, O Carnaval dos Animais, de Camille Saint-Saëns com Ensemble Mosaico, que vai contar com Sérgio de A e João Casimiro, ao piano e vai contar com a participação da Escola de Dança de Ginasiano. 

No dia 25, às 21h30, no Cine-Teatro Eduardo Brazão, um Recital de Violino e Viola, com Emanuel Salvador, ao violino e Emilia Goch, na viola. Dia 27, às 21h30, no Auditório Municipal de Gaia, um Recital de Piano com Fausto Neves.

Em outubro, dia 2 às 21h30, no Cine-Teatro Eduardo Brazão, a Tribuna de Jovens Intérpretes com Soundscape Mirage, Pedro Mateus, na composição e eletrónica, Gaspar Macedo, ao piano e Adriano Silva, eufónio.

No dia 4, às 21h30, no Auditório Municipal de Gaia, um Recital Prestígio com Viktoria Mullova, ao violino e Reinis Zarins, ao piano. Dia 9 de outubro, às 21h30, na Igreja Paroquial de Oliveira do Douro , A Música da Palavra – Requiem por Camões (Pelo 5º Centenário do nascimento de Luís Vaz de Camões), vai contar com a presença do Grupo Vocal Olisipo com a soprano Elsa Cortez, a mezzo-soprano Maria Luísa Tavares, o tenor Carlos Monteiro, o barítono Carlos Pedro Santos, Armando Possante, Barítono e Diretor Musical e Joana Manuel, Atriz (declamação). 

Dia 11 de outubro, às 21h30, no Cine-Teatro Eduardo Brazão, o Recital de Violoncelo com Santiago Cañón-Valencia. Dia 16, às 21h30, no Espaço Corpus Christi, o Trio António Capela com Marta Eufrázio, no violino, Rute Azevedo, na viola d’arco e Valter Mateus, no violoncelo. 

Para terminar, dia 18 de outubro, às 21h30, no Mosteiro de Grijó, a Meditação Existencial com a soprano Dora Rodrigues, mezzo-soprano Joana Valente, no tenor Mário João Alves, no barítono Luís Rodrigues, o Coro da Fundação Conservatório Regional de Gaia, a Filarmonia de Gaia e, na direção musical, Mário Mateus.

Cartaz do FIMG

 

 

Mais notícias