ABÍLIO NOVAIS RECORDOU MEIA-FINAL DA TAÇA 20 ANOS DEPOIS
Alguns dos jogadores do Leixões que na época de 2001/2002 disputaram a final da Taça de Portugal reuniram-se ontem no auditório do Estádio do Mar, em Matosinhos, exatamente vinte anos depois de terem vencido, na meia-final, o Sporting de Braga por 3-1, num jogo disputado no Estádio 1.º de Maio.
A iniciativa foi de um grupo de adeptos leixonenses e juntou o agora treinador do Oliveira do Douro, Abílio Novais, que também já treinou o Canidelo e o Avintes e é um gaiense de gema, Pedras, Bruno China, Sérgio Abreu e Nuno Silva.
O jogo foi transmitido num ecrã e os protagonistas foram comentando as incidências, com Abílio Novais especialmente feliz quando o seu golo de livre foi várias vezes repetido. O prémio da passagem à final foi de 500 contos para cada jogador e Sérgio Abreu contou uma história hilariante quando disse que a sua irmã só com o jogo a decorrer perceber que tinha de deixar de torcer pelo Braga, onde Sérgio jogou vários anos, ao verificar que o irmão estava a vestir a camisola do Leixões.
Jorge Moreira, presidente do Leixões, também esteve presente.
O que importa menos para esta história é apenas o resultado dessa final: Sporting, 1 - Leixões, 0. Golo de Mário Jardel.