ADEUS, LIMA PEREIRA!
Faleceu Lima Pereira, antigo central dos dragões e da Seleção Nacional, aos 69 anos, vítima de doença prolongada relacionada com diabetes e problemas cardio-pulmonares.
Lima Pereira tem o seu nome ligado a alguns dos grandes momentos da história do FC Porto, desde logo as conquistas da Taça dos Campeões Europeus, Taça Intercontinental e Supertaça Europeia, entre 1987 e 1988, para além dos campeonatos de 1978/79, 1984/85, 1985/86 e 1987/88, para além de duas Taças de Portugal e três Supertaças Cândido de Oliveira. No total, Lima Pereira fez 265 jogos pelos dragões.
O jornalista João Freitas, que chefiou durante muito anos a delegação do Porto de 'A Bola' e o conheceu bem, escreveu hoje isto:
É a saudade que entra imediatamente. Da sempre boa relação do então futebolista com o então jornalista. De anos seguidos de convívio mais pessoal. Nas férias em Vilamoura. Das idas à caça aos tordos para os lados de Ponte do Lima. E sobretudo dos inúmeros jantares no decorrer de várias décadas na companhia também do Frasco, do Jaime Pacheco, do Gomes, do também já falecido Vitor Nóvoa e do Cipriano, jantares esses que tinham componente semanal e de onde ressaltava o humor único do Lima que sobre futebol tinha sempre uma piada ao seu jeito que arrancava gargalhadas.
O Tardelli, como carinhosamente lhe chamávamos, era único. Sempre procurando o convívio e mesmo nos últimos anos não esquecia os amigos, pegava no telefone e comentava uma ou outra peripécia, sempre com o seu humor mordaz.
Recentemente as coisas não estavam fáceis para ele, mas, mesmo no hospital, fazia um telefonema quase diário metendo conversa. Antes do Natal e antes de ter alta do hospital lá fui com o Frasco visitá-lo na companhia de outro amigo, o Mário , e ele, mesmo cansado e a recuperar ,metia a sua alegre mordacidade, aquela boca que nos fazia rir...Era assim, sempre igual a si próprio o Tardelli.
Foi um grande jogador. Do FC Porto e da seleção nacional. Em 1984 em França arrancou um Europeu notável. Pelo FC Porto está no lote dos que ganharam tudo o que havia para ganhar! Mas para além do jogador, houve um homem e um amigo de qualidades únicas.
Vais fazer falta Tardelli! Descansa em paz meu AMIGO.