AFINAL SÃO TRÊS AS NOVAS PONTES ENTRE GAIA E PORTO
O 'Jornal de Notícias' revela hoje que a nova linha ferroviária de alta velocidade Porto-Lisboa irá implicar uma nova ponte entre Gaia e Porto, situação confirmada pela Infraestruturas de Portugal (IP), obra que levará também à ampliação da estação de Campanhã.
O IP já pediu mesmo um estudo ao laboratório Edgar Cardoso. A IP alega que a ponte de São João está no seu limite de capacidade e será incapaz de servir a alta velocidade.
A opção de uma nova ponte deve-se sobretudo ao facto de do lado de Gaia não ser possível inserir em curva a linha de alta velocidade.
A nova ponte ferroviária passará sobre a praia fluvial do Areinho de Oliveira do Douro, abaixo da cota da Ponte do Freixo e próxima da ponte rodoviária D. Francisco Manuel dos Santos, esta à cota baixa.
Recorde-se que para além destas novas pontes, a Metro do Porto está a avançar para uma travessia dedicada ao metropolitano - também com travessia pedonal e de meios de mobilidade suave - na zona da Arrábida, já a concurso.
O suplemento 'Dinheiro Vivo' do JN informa ainda que orçamento para a nova ponte ferroviária (e respetivos acessos) ainda não está definido, embora se saiba que ficará abaixo dos 500 milhões de euros referidos em novembro de 2020. O mesmo artigo refere que está afastada a hipótese de uma estação de alta velocidade em Gaia.
Ou seja, nos próximos anos Gaia e Porto poderão vir a ganhar três novas pontes!