Afurada dinamiza programa sobre a vida piscatória e artes performativas
O Centro Interpretativo do Património da Afurada (CIPA) vai tornar-se num palco de experiências imersivas, através do programa “Linguarudos - Narrativas e Múltiplas Linguagens”.
No dia 25 de outubro, o evento começa às 14 horas com a sessão de abertura, seguindo-se ‘Escutar a Paisagem’, um percurso sensorial em que os participantes descobrem os sons da comunidade piscatória local. Logo em seguida, inicia a instalação ‘Espuma do Mar’ que incita a uma viagem poética entre o real e o imaginário, ao abrir espaço para uma conversa sobre inclusão através da linguagem de símbolos pictográficos para a comunicação.
A tarde continua com uma oficina prática - ‘Algo Sustentável’- sobre a produção de bioplásticos a partir de algas marinhas. Já pelas 17h30 decorrerá a palestra ‘Olhos para Ver do Outro Lado’, na qual especialistas e agentes culturais debatem a criação do Centro Nacional da ASSITEJ em Portugal e refletem sobre o futuro das artes performativas para os mais novos. Para terminar, o programa encerra com um jantar numa embarcação no rio Douro, com música ao vivo.
O evento é promovido pela ‘Imaginar do Gigante’ e tem como objetivo “cruzar artes performativas, ciência e consciência ambiental, sempre com o mar como inspiração”, expõe em comunicado de imprensa a organização.
Todas as atividades são gratuitas, mas é necessária a pré-inscrição através do email producaodogigante@gmail.com