AFURADA EUFÓRICA NA RECEÇÃO A PEDRO NUNO SANTOS
"Tanta cor. Ainda faltam três meses para o S. Pedro, mas já estamos em festa", comentavam vários afuradenses, esta manhã, na Praça de S. Pedro, enquanto esperavam pela visita de Pedro Nuno Santos, líder do Partido Socialista.
De bandeiras rosa, brancas ou amarelas com o símbolo do PS ou com bandeiras de Portugal, centenas de pessoas entoaram o nome do candidato a Primeiro-Ministro e desejaram "boa sorte". Também foram várias as pessoas que pediam para que Pedro Nuno Santos "não se esquecesse do povo".
Na arruada, entre beijos e abraços, o secretário-geral socialista seguiu lado a lado com o cabeça de lista pelo Porto, Francisco Assis, e vários candidatos da lista, como o ministro da Saúde, Manuel Pizarro. Além de vários presidentes de juntas de freguesia de Gaia, a acompanhar o candidato a primeiro-ministro também estiveram inúmeras figuras ilustres do partido, incluindo Eduardo Vítor Rodrigues, líder da Distrital do PS Porto, e João Paulo Correia, secretário de Estado da Juventude e do Desporto e líder do PS Gaia.
Amplamente aplaudida e solicitada para tirar fotografias foi a atleta olímpica Rosa Mota, que também subiu à varanda da 'Casa do Mar' com a comitiva socialista. Pedro Nuno Santos, ao microfone, exaltou a população e garantiu: "Estamos a caminho da vitória para construir um país para todos, para quem trabalha".
Ainda na varanda, o líder do PS recebeu uma miniatura de uma embarcação característica da Afurada - caíca da Afurada - e acenou em resposta aos cânticos "Pedro, amigo, o Povo está contigo".
No discurso, Pedro Nuno Santos lembrou o propósito de "transformar Portugal num país em que valha a pena vivermos todos em conjunto, a puxar por todos. Nós não podemos desbaratar o que conquistámos. Nós temos é de andar para a frente, não é andar para trás, como alguns querem, é construir um futuro onde todos possamos viver melhor: os jovens, os mais velhos, a classe média, os trabalhadores, os pescadores também".
Já após o momento de despedida, com Pedro Nuno Santos a acenar ao entrar no carro, uma chuva forte dispersou a população, que se foi refugiando junto do mercado da Afurada, atrasando o início do arraial (almoço convívio) no Centro Cívico da freguesia piscatória.
As atenções estão no dia das eleições, 10 de março, mas é possível recuar na linha do tempo e lembrar que o atual primeiro-ministro, António Costa, tinha participado numa arruada na Afurada nas últimas eleições legislativas, em 2022. na altura, o PS obteve 44% dos votos contra 28% do PSD nesta freguesia.