ALBINO ALMEIDA REELEITO PRESIDENTE DA ANAM
Albino Almeida avança para o segundo mandato à frente da Associação Nacional de Assembleias Municipais (ANAM) após ser reeleito no terceiro congresso da associação, realizado na Covilhã, no final de fevereiro. Esta eleição segue-se à de maio de 2018, quando alcançou este cargo pela primeira vez.
O presidente da ANAM está ligado ao poder local desde 2013, ano em que iniciou o primeiro mandato como presidente da Assembleia Municipal de Gaia, onde atualmente cumpre o seu terceiro mandato.
O dirigente acredita que “os últimos tempos foram muito importantes para reforçar o papel das Assembleias Municipais que, como órgão deliberativo do município, tiveram um importante papel na apreciação das grandes linhas da política municipal ”, referindo-se aos constrangimentos sociais, económicos e políticos.
A ANAM conta já com 180 associados e Albino Almeida olha para este crescimento como algo que é “revelador de todo um trabalho que se tem desenvolvido em torno da dignificação das Assembleias Municipais, pela melhoria da democracia no poder local e pela elevação do poder democrático em Portugal”.
Albino Almeida iniciou o percurso profissional como professor de Ensino Básico e manteve a ligação à educação por mais de 20 anos. O presidente da ANAM também já dirigiu a Confederação Nacional das Associações de Pais (CONFAP) e foi presidente da FEDAPAGAIA, a Federação das Associações de Pais do Concelho de Vila Nova de Gaia.