AMP PEDE AO TRIBUNAL LUZ VERDE PARA NOVOS OPERADORES DE TRANSPORTES PÚBLICOS

123
03-06-2022 | 11:44 | | |

AMP PEDE AO TRIBUNAL LUZ VERDE PARA NOVOS OPERADORES DE TRANSPORTES PÚBLICOS

Escrito por Eugénio Queirós

Se o tribunal levantar o efeito suspensivo das reclamações quanto ao resultado do concurso internacional para os transportes públicos de autocarro na área metropolitana do Porto, Vila Nova de Gaia e Espinho poderão ter já neste verão o novo operador no terreno. O concurso foi ganho pelo consórcio formado pela Feirense e pela espanhola Bus on Tour, que garantem uma nova frota de autocarros e a extensão da rede de transportes.

Hoje, conforma revela o 'Jornal de Notícias', foi entregue no Tribunal Administrativo e Fiscal do Porto um pedido de levantamento do efeito suspensivo do concurso de autocarros na Área Metropolitana do Porto. O requerimento foi submetido esta quinta-feira pela autoridade de transportes, que fala em "graves prejuízos para o interesse público" caso o processo se mantenha pendente. Entre eles está a possibilidade de a região ficar sem o serviço.

Em Lisboa, por exemplo, os novos operadores já estão a preparar o início de um serviço que garante autocarros uniformizados, genericamente com estatuto de sustentabilidade ambiental e horários reforçados.