ANAM ASSOCIA-SE A CAMPANHA DE SENSIBILIZAÇÃO CONTRA O CANCRO
A mais recente campanha de sensibilização da Liga Portuguesa Contra o Cancro – Núcleo Regional do Norte (LPCC-NRN) junto dos decisores políticos está a ser implementada nos concelhos da área de influência do Núcleo Regional do Norte, presidido por Vítor Veloso.
A Associação Nacional de Assembleias Municipais (ANAM) associou-se a esta campanha com o lema "À partida vale (quase) tudo”, reiterando que compete a cada uma das Assembleias Municipais promover uma maior participação da sociedade civil nos debates temáticos, e que pelo impacto social e económico que acarreta, deverá fazer parte da agenda de qualquer município.
“Fruto daquele que tem sido o trabalho em torno da valorização e dignificação das Assembleias Municipais, muitas são as iniciativas que, promovidas a nível local por todo o país, têm colocado ênfase o importante papel que as Assembleias Municipais têm vindo a alcançar enquanto agentes de formação cívica. A área da promoção da saúde é um dos temas que tem sido amplamente discutido, seja através de debates temáticos, seja através da aprovação de medidas a implementar pelo município”, defende Albino Almeida, presidente da ANAM.
A campanha acerca da doença oncológica que resultou em 28393 óbitos em 2020, em Portugal, faz parte da Estratégia Nacional de Luta contra o cancro até 2030 (Prevenção, Deteção Precoce, Diagnóstico e Tratamento e Sobreviventes). O objetivo da LPCC-NRN reduzir a incidência dos cancros potencialmente evitáveis.