APOIOS MÉDICOS SERÃO PRIORIDADE NO ROCK IN RIO LISBOA

RockInRio
13-05-2022 | 16:54 | | |

APOIOS MÉDICOS SERÃO PRIORIDADE NO ROCK IN RIO LISBOA

Escrito por Diogo Ferreira

O serviço médico do Rock in Rio Lisboa 2022 será assegurado pela terceira vez consecutiva pela Lusíadas Saúde, nos quatro dias do evento. O Hospital do Rock contará com a colaboração de cerca de 200 profissionais de saúde em representação de todas as unidades Lusíadas, de Norte a Sul do País. Ao todo o dispositivo médico será dividido em 11 equipas, que vão ocupar várias estruturas de assistência médica distribuídas pelo Parque da Bela Vista, entre 18 e 26 de junho.

O dispositivo médico contempla um centro médico, constituído por gabinete e sala de observação, sala de reanimação e uma área dedicada à imagiologia. O posto de saúde presta assistência a situações clínicas menos complexas. Das 11 Equipas no terreno, oito incluem suporte básico de vida e três acautelam suporte avançado de vida. As ambulâncias estão estrategicamente posicionadas para suportarem a ação das Equipas no terreno. No local vão estar quatro ambulâncias.

A equipa de coordenação clínica do Rock in Rio 2022 é assegurada por profissionais de saúde do Hospital Lusíadas Lisboa: Sofia Lourenço, coordenadora do atendimento urgente de adultos, Rui Dias, enfermeiro coordenador do Internamento Médico-Cirúrgico e Cirurgia de Ambulatório, e Bruno Matos, enfermeiro diretor. Um dos coordenadores da Lusíadas Saúde integra o Centro de Controlo Operacional do Rock in Rio.

“No Rock in Rio, uma das prioridades sempre foi a saúde e segurança do nosso público e a Lusíadas Saúde é o parceiro certo nessa área. Esta edição a ansiedade é enorme e, por isso, vamos começar a relembrar desde cedo aquelas dicas básicas que não devem ser descuradas por ninguém, como passar protetor solar, levar chapéu, beber muita água, usar sapatos adequados, entre outras. Tudo isto é de extrema relevância sobretudo para podermos ter uma ótima experiência do festival”, afirma Roberta Medina, vice-presidente Executiva do Rock in Rio.

O apoio médico não é de descurar nestes grandes eventos. Na última edição, em 2018, registou-se um total de 821 ocorrências nos quatro dias do evento e 72% dos atendimentos realizaram-se nos postos fixos (centro médico e posto de saúde). As cefaleias (relacionadas com a exposição solar e algum grau de desidratação), feridas (decorrentes de quedas e calçado desadequado ao recinto) e lesões osteoarticulares foram as ocorrências diagnosticadas mais frequentes.

Em 2022, Lusíadas Saúde irá apostar na Inclusão & Diversidade – num stand criado de raiz com a preocupação de garantir a acessibilidade a todos (Lusíadas For ALL) e vai reforçar o compromisso com a Sustentabilidade – evento paper free através do recurso a uma aplicação informática de registo de ocorrências médicas em tempo real.

A promoção de vidas saudáveis será outra prioridade do grupo, com a aposta na materialização do claimDá voz à tua saúde”.