ARCOZELENSE VENCE MUNDIAL DE PREPARAÇÃO DE MARISCO
O chef Tiago Jesus 33 anos, natural de Arcozelo venceu o Campeonato Mundial de Preparadores de Marisco.
Esta foi a terceira participação do chef gaiense, que já tinha sido segundo classificado e quinto em anteriores edições.
A final da prova realizou-se em Nice (França). O chef português apresentou um prato inspirado nos Jogos Olímpicos de Inverno e acabou por ser o mais pontuado pelo júri composto por mais de 20 elementos.
“No topo do prato coloquei os cinco anéis olímpicos, feitos em chocolate, pelo meu amigo Jorge Cardoso, e pintei os cinco pratos utilizados com as cores dos anéis olímpicos com uma tinta à base de manteiga de cacau”, explicou o chef à Lusa.
Ao todo, utilizou 45 ostras, 12 mexilhões e várias amêijoas. O objetivo desta prova é apresentar um prato de forma imaculada. Entre os principais critérios estão a limpeza, o cuidado com a cadeia de frio, evitar o contacto entre ingredientes crus e cozinhados e facilitar a prova a quem faz a degustação.
Tiago Jesus trabalha na Brasserie du Grand Chêne, no hotel Lausanne Palace. Segundo o jornal “Le Matin”, o chef português, natural de Vila Nova de Gaia, chegou à Suíça em 2014 e descobriu a vocação por acaso.
Estava no país à procura de trabalho quando lhe perguntaram neste hotel se sabia abrir ostras. Disse que não e foi ali que aprendeu a técnica. Passou ainda uma temporada em Paris e depois regressou à Suíça para se tornar um dos melhores a trabalhar marisco no país — e agora também no mundo.