ARCOZELO PERDEU MANUEL BARBOSA

Manuel Barbosa
07-01-2022 | 10:43 | | |

ARCOZELO PERDEU MANUEL BARBOSA

Escrito por Eugénio Queirós

A junta de freguesia de Arcozelo acaba de publicar uma nota de pesar pelo falecimento de Manuel Barbosa, "um arcozelense que se distinguiu por todo o seu espírito inovador e pelo seu contributo na área da cultura".

Manuel Barbosa desde muito novo, ainda na adolescência, devido à morte do pai, passou a ser o chefe de família. Deu continuidade à oficina daquele, que consistia no fabrico artesanal de ferragens para mobiliário e portas. Desde a fundição das peças, limar, polir e envernizar, tudo passava pelas mãos e orientação do Manel, incluindo a entrega da mercadoria nas marcenarias de Serzedo, feitas de bicicleta aos sábados de tarde e depois de arrumada e varrida a oficina, conforme conta o seu amigo Aníbal Soares da Silva.

Apaixonado pelo folclore, antes da tropa, criou o Grupo Etnográfico de Portugal, que numa das suas exibições atuou no Palácio de Cristal no Porto. Este Grupo tinha a particularidade de cada par trajar segundo os usos e costumes das diferentes regiões do país. O serviço militar interrompeu esse projecto, mas deu-lhe continuidade após o seu regresso, formando desta vez o Grupo Folclórico a Rusga de Arcozelo, que ainda hoje está bem ativo sendo um digno embaixador das terras de Arcozelo. Paralelamente ao folclore e interessado na leitura e escrita, começou a fazer a recolha de jogos tradicionais, recolha essa que redundou no livro denominado “Jogos Tradicionais” editado pela Câmara Municipal de Gaia. Outras recolhas que fez foram sobre o linho, cultivo e fiação e sobre rezas e benzeduras, mas que não passaram disso mesmo. Era também o organizador habitual das romarias ao Sr. da Pedra e dos cantares das janeiras.

Participou e iniciou juntamente com alguns amigos, na recolha de fundos para a construção do pavilhão desportivo, que anos mais tarde se tornou realidade, onde hoje dezenas de jovens praticam a modalidade de voleibol e onde a ginástica sénior montou arraiais.

Como dirigente desportivo, colaborou intensamente com o Sporting Clube de Arcozelo, no futebol e noutras modalidades, bem como em provas de perícia automobilísticas.

Manuel Barbosa foi ainda trabalhador da Eurospuma, de Espinho, como empregado de escritório onde se manteve durante vários anos, tendo participado no processo de informatização da empresa. Posteriormente, criou um gabinete de contabilidade. Foi também mediador de seguros.