ATIVIDADES DE RECREIO MARÍTIMO EM PORTUGAL AUMENTAM
A Direção-Geral de Recursos Naturais, Segurança e Serviços Marítimos (DGRM) fortaleceu a segurança marítima, processando um total de 12.498 Cartas de Navegador de Recreio em 2023, ultrapassando os números do ano anterior.
Entre as categorias de Cartas de Navegador, a DGRM avança que as Cartas de Patrão Local (5.590), de Marinheiro (5.246), de Patrão de Costa (1.121), de Patrão de Alto Mar (506) e de Principiantes (35) foram as mais solicitadas.
Em comunicado, José Carlos Simão, Diretor Geral da DGRM destaca que “ao assegurar um processo transparente e acessível para a obtenção destas cartas, a DGRM reforça a sua missão de pilar essencial na promoção da segurança das atividades de recreio marítimo em Portugal”.
A entidade recorda que as Embarcações de Recreio (ER) só podem navegar sob o comando de pessoas habilitadas com uma Carta de Navegador de Recreio adequada, frequentando um curso de formação, realizando um exame ou solicitando a carta por equiparação (oficiais da Marinha, da Marinha Mercante, ex-alunos da Escola Naval e da Escola Superior Náutica Infante D. Henrique).
A DGRM reforça que as Cartas devem ser renovadas de cinco em cinco anos, a partir dos setenta anos de idade do titular, e a partir dos oitenta anos, o prazo passa a ser de dois em dois anos, comprometendo-se em garantir uma maior segurança e uma melhor formação dos navegadores de recreio.