BALNEÁRIOS E LAVADOURO DO CASTELO VÊEM SUBIR PARA 490 MIL EUROS PREÇO DA OBRA

123
06-07-2022 | 19:53 | | |

BALNEÁRIOS E LAVADOURO DO CASTELO VÊEM SUBIR PARA 490 MIL EUROS PREÇO DA OBRA

Escrito por Eugénio Queirós

lavadouro e balneário públicos da zona do Castelo vão ser demolidos para darem lugar a um novo edifício em betão destinado ao mesmo fim.

A empreitada tinha orçamentado, em abril passado, um custo inicial de 432 mil euros mas este preço base teve de ser revisto para 490 mil euros, tendo este procedimento sido validada na última reunião da Câmara de Gaia. A autarquia invocou, entre outros motivos, a situação gerada pela pandemia e um contexto que fez subir em pouco tempo, e de forma significativa, os preços dos materiais de construção para, dentro da lei, fazer crescer o orçamento para este obra que irá a concurso.

A obra inclui também a criação de uma plataforma de estadia e miradouro à cota da rua Viterbo de Campos e a reabilitação das escadas públicas adjacentes. A empena do edifício junto ao lavadouro também será impermeabilizada. A obra integra-se na intervenção alargada da zona do Castelo, que passará a contar com um percurso de escadas rolantes e elevadores, da cota mais baixa à cota mais elevada.

A autarquia entende ainda que a demolição do atual edifício requer atenção e alguma complexidade perante a topografia.

 

O novo edifício apresenta cércea térrea para a rua Viterbo de Campos e três pisos acima do solo para a rua da Fonte Nova.