BIODIVERSIDADE EM FOTOGRAFIA AO ALCANCE DE DALTÓNICOS
Fernando Ferreira, fotógrafo de natureza, natural de Mafamude, é o autor da primeira exposição fotográfica do mundo inclusiva para daltónicos, usando o sistema ColorADD. Até 31 de março, 'Biodiversidade na nossa Terra', estará patente no Centro de Monitorização e Interpretação Ambiental, em Vila do Conde. Trata-se assim de um registo da biodiversidade como ferramenta para a Educação e Sensibilização Ambiental.
Fernando Ferreira, que reside em Vila do Conde, é também uma personagem do novo livro da finlandesa Anu Patrakka, 'The Bully' (Kiusaaja). A história, baseada em factos reais, desenrola-se no Porto e Gião, em Vila do Conde. Anu Patrakka, a viver em Vila do Conde desde 2012, já soma oito policiais e um romance, com Portugal no centro dos seus enredos.
Resumo da obra 'The Bully': “O ritual de iniciação noturno dos jovens estudantes fica fora de controlo. Lucas, humilhado, prepara um boneco que representa o seu rufia Ruben e espeta-lhe uma agulha na cabeça. Na manhã seguinte, o corpo de Ruben é encontrado, ele foi assassinado. Haverá forças obscuras por detrás da sua morte, ou serão revelados motivos mais mundanos?
A investigação do homicídio leva Nelson Monteiro de uma aldeia rural para os becos escuros do Porto, e a investigação leva-o também a examinar o seu eu interior.
A segunda parte da série Nelson Monteiro é uma história sobre jovens no início das suas vidas, estudantes universitários, cuja vida resvala para o mundo das drogas e de estranhos rituais”.