BISPO DO PORTO PRESIDE À MISSA LITÚRGICA DE NOSSA SENHORA DO MONTE DA VIRGEM

123
13-06-2022 | 10:39 | | |

BISPO DO PORTO PRESIDE À MISSA LITÚRGICA DE NOSSA SENHORA DO MONTE DA VIRGEM

Escrito por O Gaiense

O bispo do Porto, D. Manuel Linda, vai presidir à Missa da Festa Litúrgica de Nossa Senhora do Monte da Virgem, em Vila Nova de Gaia, no dia 25 de junho, a partir das 11h00, informa a confraria.

A Confraria do Monte da Virgem Imaculada informa que no próximo dia 25 de junho assinalam-se 117 anos da primeira peregrinação ao Monte da Virgem e da “bênção da primeira pedra do monumento à Virgem Imaculada”.

A confraria recorda que no dia 25 de junho de 1905, D. António Barroso, bispo do Porto, presidiu a uma “grande peregrinação” ao Monte da Virgem e benzeu a primeira pedra do monumento que hoje embeleza o recinto, “após grande insistência dum grupo de católicos, liderado pelo padre Luís Gonçalves de Pinho Rocha.

“Desde então têm sido muitos, do Porto, de Vila Nova de Gaia, de todo o Grande Porto a procurar o Monte da Virgem. A beleza da paisagem, a frescura do ambiente, ajuda à busca de interioridade e de paz. Por isso, ainda hoje continua a ser um local muito procurado para momentos de passeio e de convívio”, realça.

O Santuário do Monte da Virgem é um santuário dedicado à Imaculada Conceição, também invocada como Senhora do Monte da Virgem, situado em Oliveira do Douro, Vila Nova de Gaia.

D. Manuel Linda, a 15 de julho de 2020, publicou o decreto de elevação da Capela do Monte da Virgem e espaços anexos a Santuário Diocesano

O documento destaca “a vontade de valorizar este Santuário, de modo que seja cada vez mais um lugar de peregrinação e de irradiação da devoção mariana nesta Diocese do Porto”.

O bispo do Porto vai presidir à Missa da Festa Litúrgica de Nossa Senhora do Monte da Virgem, às 11h00, do próximo dia 25, mas o programa começa às 10h15 com a oração do Terço, e da parte da tarde, às 15h30, começa a conferência ‘relação do padre Luís com o Monte da Virgem’, pelo professor José Moreira Cardoso, seguindo-se a Eucaristia vespertina, às 17h00.