BUSTO DE ADELINO GOMES EM AVINTES ROUBADO
O Largo do Magarão, em Avintes, ficou mais pobre a 25 de junho, visto que o monumento de homenagem a Adelino Gomes, conhecido como 'médico do povo', foi severamente danificado. O plinto de pedra foi derrubado e o busto do médico foi roubado.
Cipriano Castro, presidente da Junta de Freguesia de Avintes, mostrou-se surpreendido com o sucedido, que adjetiva como "vandalismo". É algo que não podemos controlar, foi um ataque de vandalismo na noite do dia de S. João, de 24 para 25 de junho, e na manhã de dia 25 deparámo-nos com o plinto derrubado e o roubo do busto. Apresentámos à GNR queixa contra desconhecidos", detalha.
Em causa estão danos ao plinto em pedra e o desaparecimento do busto em bronze, do escultor avintense Manuel Pereira da Silva, há mais de vinte anos.
"Evidentemente que gostaríamos de repôr e faremos o que for possível", afirma Cipriano Castro, dando conta que a junta de freguesia está a "analisar como o fazer, ainda temos de encontrar a cópia do escultor para fazer a réplica e já falámos com uma fundição para saber o custo".
Dado o impacto financeiro para repôr a escultura, "um custo elevado", o executivo irá ponderar "a melhor forma" para concretizar a reposição.
Fotografias: Direitos Reservados