CADA LIVRO "O PRINCIPEZINHO" EM UCRANIANO VENDIDO NA LIVRARIA LELLO AJUDARÁ A UNICEF

O principezinho
23-05-2022 | 11:57 | | |

CADA LIVRO "O PRINCIPEZINHO" EM UCRANIANO VENDIDO NA LIVRARIA LELLO AJUDARÁ A UNICEF

Escrito por O Gaiense

Livraria Lello e a UNICEF assinam um protocolo de colaboração para apoio às crianças ucranianas, no âmbito da campanha solidária “Livraria Lello X UNICEF – READ FOR UKRAINE”, amanhã, dia 24 de maio, pelas 11h00, quando se completam três meses desde o início da guerra.

Por cada exemplar do novo O Principezinho vendido, agora publicado em ucraniano, a Livraria Lello doa 10 € à UNICEF, para o apoio às crianças vítimas da guerra na Ucrânia.  O livro, traduzido, paginado e revisto por profissionais ucranianos e editado pela Livraria Lello, será lançado durante um evento conduzido por Pedro Granger, que contará também com a participação da diretora executiva da UNICEF e da cônsul da Ucrânia no Porto.

O livro, já em pré-venda no website da Livraria Lello, chegará fisicamente à livraria, amanhã. Também o escritor Valter Hugo Mãe, a atriz Sílvia Riso, e a cantora Mafalda Veiga são algumas das personalidades associadas a esta campanha solidária, participando na ação lançada nas redes sociais para ajudar a divulgar a iniciativa. O desafio #readforukraine consiste em ler um capítulo d’O Principezinho, partilhar o vídeo dessa leitura nas redes sociais, com a hashtag #readforukraine e a identificação da Livraria Lello, e nomear 3 outros amigos para fazerem o mesmo, contribuindo para fazer chegar a mais gente a informação sobre a campanha “Livraria Lello X UNICEF – READ FOR UKRAINE”.

O Principezinho feito exclusivamente por profissionais ucranianos

A ideia desta ação surgiu poucos dias depois do início da guerra na Ucrânia. A Livraria Lello começou a preparar o lançamento da edição em ucraniano de um dos livros mais inspiradores de todos os tempos, e um dos mais vendidos da sua coleção de clássicos da Literatura – O Principezinho.

Porque diariamente tenta contribuir para um mundo mais justo, mais digno, mais inclusivo e mais sustentável, a Livraria Lello não podia ficar indiferente às consequências humanitárias devastadoras da guerra na Ucrânia”, explica a administradora da Livraria Lello, Aurora Pedro Pinto. “Queremos, com esta ação, mostrar que um livro pode ser uma poderosa arma do bem, para além de um refúgio seguro para realidades demasiado difíceis de enfrentar”, acrescenta.

O valor angariado com a venda de O Principezinho em ucraniano, no âmbito da campanha “Livraria Lello X UNICEF – READ FOR UKRAINE”, será inteiramente aplicado pela UNICEF nos projetos que a organização está a implementar para apoio às crianças vítimas da guerra na Ucrânia e será aplicado em equipamento médico para apoiar mães e recém-nascidos nos hospitais, na formação de equipas para Unidades Móveis de Proteção Infantil que prestam apoio psicossocial, distribuição de água potável e kits de higiene, bem como apoio financeiro a famílias com crianças e para a criação de espaços seguros nas fronteiras para crianças e famílias refugiadas.

Na Ucrânia, a UNICEF está a trabalhar para dar resposta às necessidades crescentes no terreno, prestando auxílio a cerca de 7,5 milhões de crianças e às suas famílias. A UNICEF tem várias equipas distribuídas no país, nomeadamente em Donetsk, Luhansk, Kramatorsk, Mariupol e Kiev. A organização tem ainda colaboradores nas fronteiras com a Polónia, Roménia e Moldávia para receber e dar apoio aos refugiados, que são na sua maioria mulheres e crianças.