CÂMARA DE GAIA QUER REABILITAR EDIFÍCIO TORRE DO LABORATÓRIO EDGAR CARDOSO
Estudantes da Universidade de Linz, na Áustria, estiveram em residência artística no Laboratório Edgar Cardoso e construíram pequenos bancos que irão ser instalado no passeio pedonal de Gaia no correr do Douro. Os bancos foram feitos aproveitando restos de madeira, cimento e azulejos, conforme informou o jornal 'Público0
Por sua vez, as estudantes portuentes de Belas Artes e de Arquitectura construíram uma pequena horta móvel, a partir de madeira, enquanto no terraço do edifício uma estudante natural da Letónia fez postais da zona envolvente, do Bairro de Quebrantões e do Porto.
O projecto chegou a Vila Nova de Gaia pela ConstructLab, uma rede internacional de artistas e profissionais de diversas áreas que já interveio um pouco por toda a Europa. O objetivo desta rede é o uso temporário de estruturas que carecem de recuperação. Assim, para o Laboratorre foi apenas necessário construir uma cozinha, já que o edifício tem casas de banho funcionais e espaços para dormitório.
O workshop assinalou a ignição de um programa de três anos destinado à reabilitação do edifício, com o apoio da Câmara Municipal de Vila Nova de Gaia.