CARO CLIENTE, A SUA CHAMADA (NÃO) É IMPORTANTE PARA NÓS
A lengalenga repete-se um pouco por todos os serviços: “A sua chamada encontra-se em espera, por favor, aguarde”. Desde hospitais - públicos ou privados -, finanças, linhas de apoio das telecomunicações, Segurança Social, centros de saúde ou serviços municipalizados, todos assumem que “a sua chamada é muito importante para nós”. E é. O problema, muitas vezes, é ser atendida. Centro Hospitalar de Vila Nova de Gaia/Espinho, 15h33. Ligámos para o número que aparece listado na internet que, uma vez marcado, desde logo nos agradece a compreensão já que “a sua chamada pode demorar a ser atendida”. A culpa é atribuída ao plano de contingência COVID-19. Ao nosso ouvido, são-nos colocadas uma série de opções: consultas, internamento, exames, serviço de urgência ou taxas moderadoras. Resolvemos ligar para as urgências, uma chamada que demoraria tanto tempo que acabou por, naturalmente, cair. Obviamente, não tentámos novamente, é um serviço demasiado importante para a população para ser ocupado com mais testes. No entanto, não resistimos em ver quanto tempo nos demorariam a atender se escolhêssemos a opção “taxas moderadoras”.