CAROCHA MODELO LIMOUSINE LUXO DA PSP CERTIFICADO COMO VEÍCULO HISTÓRICO
O Volkswagen Carocha, modelo Limousine Luxo, que está em exibição na 28.ª edição da Automobilia de Aveiro 2022 – o maior e mais antigo certame de Portugal dedicado ao colecionismo dos transportes rodoviários, promovido pelo Clube Aveirense de Automóveis Antigos (CAA), foi, ontem, pelas 16H00, certificado como “Veículo de Interesse Histórico”.
A viatura foi registada como propriedade do Comando Geral da Polícia de Segurança Pública (atual Direção Nacional da Polícia de Segurança Pública), no livro IP n.º 44, sob o n.º 186946, em 19 de novembro de 1965. Esteve ao serviço no Comando de Polícia da Guarda e, após ter sido reconhecido o seu valor histórico, foi designada “Viatura Museu”.
A 10 de maio de 1995, foi transferida para as Oficinas Centrais de Material Auto (OCMA), da Polícia Segurança Pública, e, desde essa data, tem participado em inúmeros eventos públicos, nomeadamente, provas desportivas, exposições e desfiles de veículos clássicos organizados por entidades públicas e privadas.
O Museu do Caramulo foi a entidade que procedeu à certificação do veículo. Este VW Carocha tornou-se, assim, a primeira viatura da PSP a obter a certificação de “Veículo de Interesse Histórico”.
Estiveram presentes no ato o Sr. Pedro Duarte, do Museu do Caramulo, e o Agente Pedro Gonçalves, a fazer as honras da casa, o qual, por fim, colocou, com enorme satisfação, o respetivo dístico no para-brisas do veículo.