
CARROSSÉIS E COMIDA DE RUA PARA O VERÃO
Eugénio Queirós
O desconfinamento está aí a rolar, com um ou outro incidente a ‘pintar’ os noticiários, mas até ver sem que o gatilho volte a funcionar no que diz respeito a novos casos de COVID 19. Sempre atenta aos números, a Câmara Municipal de Vila Nova de Gaia, num plano concertado também com as câmaras do Porto e de Braga, decidiu tornar a dar às festas populares, com acento tónico no S. João, alguma animação de rua.
Mas sem admitir concertos ou o habitual fogo de artifício, motivos sempre de grande concentração de pessoas. Durante o verão, a Câmara de Gaia irá permitir a realização de quatro “mínis feiras populares” em locais já designados do concelho. Aí, num recinto vedado, com controlo de entradas e limite de presenças, será possível estarem em operação carrosséis e os habituais postos de venda de petiscos e farturas.
Segundo Eduardo Vítor Rodrigues, sobretudo quem vive dos equipamentos de diversão precisa retomar a atividade, após mais de um ano de absoluta paragem. Os recintos das mini feiras populares serão instalados em Arcozelo, junto ao parque de Santa Maria Adelaide, em Pedroso, no parque de estacionamento do Estádio Jorge Sampaio, em Avintes, na zona da Mesquita, e em Serzedo, no centro cívico.
Não estão contemplados outros locais. Aí, estarão disponíveis carrosséis e outros divertimentos, bem assim como barracas de farturas e outras de petiscos vários. Mas sempre com controlo de lotação do recinto e com este circunscrito. A Câmara de Gaia atribuiu, a título excecional, de 15 de maio ao início de setembro, o direito da instalação da chamada comida de rua em vários pontos do concelho.
Em Arcozelo, nas avenidas Gomes Guerra e Vasco da Gama, em Avintes no Areinho e nas ruas Quinta da Baldaia e Cancela Velha, em Canelas nas ruas Monte d’ Além, Sabugos, Aldeia e Terços, em Canidelos nas ruas da Igreja e Praia, em Grijó e Sermonde nas ruas da Boavista e das Casas Queimadas, na Madalena nas ruas dos Combatentes e Silva Martins, em Oliveira do Douro no Areinho e na Rua da Seara, na SOLC nas ruas da Praia e Alameda de Arnelas e na Rua Pedras da Maré, em Santa Marinha e Afurada.