CASA BARBOT RENOVA-SE PARA VOLTAR A RECEBER OS GAIENSES
A Casa Barbot, em Vila Nova de Gaia reflete o carácter efémero e, de alguma forma isolado, das manifestações Arte Nova, pois é o único exemplo da cidade. Desconhecem-se as razões que terão levado os seus proprietários a adotar esta nova linguagem para a sua casa de habitação, edificada na segunda década do século XX. Certo é que o seu impacto na malha urbana da cidade não passaria despercebido. A configuração da Casa Barbot denota, talvez, um entendimento da Arte Nova que ultrapassa o plano decorativo, para se estender a um nível de cariz mais estrutural, destacando-se no seio da Avenida da República pelo carácter quase orgânico dos seus volumes, desenvolvidos em planos diferenciados.
Esta carismática está agora em obras, com o seu interior também a ser restaurado, seguindo-se a requalificação dos espaços de ar livre.
A intervenção proposta consiste em conservar, restaurar e renovar o imóvel para reinstalar a Casa da Cultura do Município, que irá oferecer visitas aos espaços da antiga habitação, devidamente reabilitados e musealizados, preparados simultaneamente para receber exposições temporárias e eventos de caráter cultural.
Concluídas as obras, no rés do chão vão ficar os espaços de receção e loja de merchandise, exposições temporárias e eventos (conferências, tertúlias, entre outros); a cave vai englobar compartimentos musealizados (da antiga habitação), salas de exposição, instalações sanitárias, copa para funcionários, sala de depósito, espaços técnicos e de arrumo. No primeiro andar, será instalada uma pequena biblioteca, sala de leitura e gabinetes destinados aos serviços e gestão do espaço.