CDU EXIGE PAGAMENTO DE SUPLEMENTO DE PENOSIDADE E SALUBRIDADE
A CDU Gaia exige que os trabalhadores da autarquia recebam o subsídio de penosidade e salubridade, tendo em conta que nos dois últimos anos que vem durando a situação pandémica "ficou evidente a importância da ação de tantos trabalhadores das Autarquias que, apesar de mal pagos e por vezes em condições muito difíceis, asseguram que a sociedade possa continuar a funcionar de forma segura, arriscando a sua saúde enquanto a maioria se recolhia em casa e os aplaudia".
"A seguir aos trabalhadores da Saúde, são estes os mais merecedores de louvor e palmas, mas é necessário que haja formas concretas de reconhecer e valorizar o seu esforço", sublinha esta força política representada na Assembleia Municipal de Gaia, que explica que o orçamento de Estado para 2021 consagrou consagrado no seu artigo 24 uma proposta do PCP compensando esses trabalhadores, com efeitos a partir de 1 de janeiro de 2021.
"Contudo, a poucos dias do final do ano, em Gaia ainda nenhum trabalhador camarário ou de freguesia recebeu o Suplemento de Penosidade e Insalubridade, e o PS até votou contra propostas apelando a esse pagamento", regista a CDU, certa de que a partir de 2022 já existirá um Decreto-Lei que formaliza e alarga este Suplemento. "Mas não é admissível que em Gaia se demore um ano inteiro a "avaliar a aplicação" desta justíssima medida", faz notar ainda a CDU.
Como tal, a CDU/Gaia exige que o Suplemento seja pago junto com os salários de dezembro a todos os trabalhadores a que se aplica, com retroativos a janeiro.