CELEBRADA ETAPA DA REQUALIFICAÇÃO DA ESCOLA DE S. PAIO

1
20-09-2022 | 11:19 | | |

CELEBRADA ETAPA DA REQUALIFICAÇÃO DA ESCOLA DE S. PAIO

Escrito por Diogo Ferreira

Esta manhã, no segundo dia de aulas, os alunos do quarto ano da Escola Básica de São Paio, em Canidelo, presentearam Eduardo Vítor Rodrigues, presidente da Câmara Municipal de Gaia, com uma pintura e uma mensagem de agradecimento pelas recentes intervenções nas instalações da escola, que decorreram até julho.

Tratou-se da concretização da primeira fase de obras de um projeto de requalificação, que começou a ser delineado em 2017. Nesta escola foi retirado o amianto da cobertura à semelhança das restantes escolas primárias à tutela do município (investimento de oito milhões de euros), e foi feita a renovação da cozinha (modernização) e cantina, bem como de alguns espaços comuns.

Eduardo Vítor Rodrigues explica que esta "é uma reabilitação faseada porque não temos condições para encerrar escolas. Algumas das etapas são na época de verão porque é a época mais tranquila para o fazer, outras etapas no decurso do ano letivo".

Quanto ao investimento de três milhões de euros para intervencionar as escolas do 1º ciclo, Eduardo Vítor Rodrigues, considera que será executado, apesar "de criar défice", dado que se está a reabilitar "uma megaestrutura". "Há défice. No final do ano apuraremos o défice destes 9 meses, e no próximo ano apuraremos o défice de um ano completo. Acreditamos que vamos conseguir negociar tranquilamente. Neste momento, o esforço é para que tudo corra bem, e se tivermos de superar um pouco aquilo que está previsto na lei, nas transferências financeiras, fá-lo-emos em nome das crianças, dos professores e das famílias", vinca o autarca.

“São 18 agrupamentos, 108 escolas cada uma com as suas particularidades. Isto não é um equipamento em que se faça uma obra e fica, porque todos os dias é usada, há desafios e este em particular [Escola Básica S. Paio] orgulha-nos muito porque percebemos aqui uma combinação do trabalho tradicional das escolas com um trabalho absolutamente extraordinário que é feito em parceria com a CerciGaia na área da deficiência, autismo e multideficiência. Esta escola em concreto é exemplar desse ponto de vista da integração e merece-nos toda a atenção”, vincou Eduardo Vítor Rodrigues, que ao longo da visita interagiu com vários alunos, desde a pré-escola ao quarto ano.

O presidente enalteceu ainda o “megatrabalho” que tem sido feito pelos serviços da câmara para responder ao “novo desafio da descentralização”.

11

11

Ainda faltam algumas intervenções na Escola de S. Paio. Saiba mais na edição impressa do próximo sábado.