CHUVA DE LAMA DEVIDO A POEIRAS É POUCO PROVÁVEL PARA GAIA
Portugal Continental já está a ser ser atingido por poeiras africanas que, em caso de precipitação, podem transformar-se em chuvas de lama, situação que se vai verificar até quinta-feira. Para a região de Gaia, a possibilidade de precipitação é muito baixa e só para amanhã o Instituto Português do Mar e da Atmosfera prevê 9% e 6% para o dia seguinte dessa possibilidade.
Vários leitores e seguidores de O GAIENSE têm enviado imagens relativas a este fenómeno meteorológica que se sente também em Vila Nova de Gaia [ver vídeo]
Se chover, haverá deposição dessas poeiras, ou seja, as gotas da chuva arrastam as poeiras para a superfície provocando essas chuvas de lama", advertiu.
As poeiras estão em suspensão e, devido a efeitos óticos, o céu fica com esta tonalidade diferente, alaranjada e leitosa.
As poeiras têm origem em tempestades de areia em Marrocos e na Argélia, nomeadamente no deserto do Saara, que ainda estão em curso. Estas tempestades ainda estão a decorrer e por isso vai continuar a haver um aumento da concentração de partículas no ar.
As poeiras com origem no norte de África derivam de um fluxo de sul induzido pela depressão 'Célia' e dependendo da sua concentração podem vir para níveis mais próximos da superfície, provocando uma redução da visibilidade horizonal, ou seja, conseguimos ver menos ao longe.
Pode haver ainda uma degradação da qualidade do ar com impacto na saúde nomeadamente em pessoas com problemas respiratórios.
Foto de capa de ANA PESTANA, relativa à Praia de Salgueiros