CLUBES APOSTAM NA CERTIFICAÇÃO

 Fernando Gomes, presidente da FPF, marcou presença
18-05-2021 | 15:17 | | |

CLUBES APOSTAM NA CERTIFICAÇÃO

Escrito por O Gaiense

Decorreu no passado sábado, no auditório da Associação de Futebol do Porto, a entrega das placas e diplomas, referentes à época 2019/20, aos clubes certificados como Entidade Formadora pela Federação Portuguesa de Futebol. A cerimónia contou com a presença de Fernando Gomes, presidente da FPF, bem como de Júlio Vieira, responsável federativo pelo processo de certificação, Vítor Dias, diretor da delegação regional do norte do IPDJ, José Guimarães, vice presidente da AF Porto e responsável pelo processo de formação e também José Neves, presidente da AF Porto.
Federação reclama apoios anunciados aos clubes
O processo de certificação teve início em 2015, na altura mais direcionado para os clubes das divisões profissionais, no sentido de suprir uma condição que não estava de acordo com a lei. A partir de 2018, o processo estendeu--se às associações, sendo que até ao presente já foram certificados 754 clubes.
Fernando Gomes, presidente da FPF, enalteceu o apoio que as autarquias têm dado aos clubes, assim como a própria federação, questionando a demora da chegada do apoio governamental, no valor de 65 milhões de euros.  “Um grande agradecimento aos autarcas que mantiveram o apoio aos clubes, da forma possível. Se não fosse assim, tudo teria sido mais dramático. A FPF já avançou com 2 milhões de apoio direto aos clubes e associações. Onde estão os 65 milhões anunciados há dois meses pelo Governo? Para nós, clubes e associações, até agora, zero”, disse o dirigente.
José Neves, presidente da AF Porto, também realçou o apoio autárquico, bem como da federação. “Sem os vossos apoios a todos os títulos notáveis, provavelmente muitos dos clubes já não existiriam. Não fossem as ajudas vindas da FPF e autarquias, quer financeiro, quer ao nível dos ativos que cedem, sejam pavilhões, campos, higienizações, pagamento das cotas de formação e seguros, certamente muitos dos filiados não existiriam”, afirmou.
Doze gaienses distinguidos
No futebol, o CFD GaiaFut foi certificado como Centro Básico de Formação e o Talentifenómeno AD foi certificado com duas estrelas, mas não estiveram presentes. Arcozelo, Canelas 2010, que também não marcou presença, Oliv. Douro, Serzedo e Grijó, receberam a placa de certificação três estrelas. Coimbrões e Valadares receberam a placa de quatro estrelas, e também de três estrelas no futebol feminino, no caso dos valadarenses. Já o FC Gaia, foi certificado como Centro Básico de Formação, mesma distinção do Cem Paus em futsal. O Modicus recebeu a placa de certificação três estrelas, em futsal.

Mais notícias