COBRA RATEIRA CAPTURADA PELA GNR

123
09-05-2022 | 14:57 | | |

COBRA RATEIRA CAPTURADA PELA GNR

Escrito por Eugénio Queirós

Um popular, residente na localidade de Alfena, em Valongo, alertou a GNR de que tinha uma cobra dentro de casa. O Comando Territorial do Porto, através do Núcleo de Proteção Ambiental (NPA) de Santo Tirso, dirigiu-se ao local e recolheu o réptil. Era uma cobra rateira, Malpolon.

A informação foi avançada pela própria GNR, através de um comunicado, onde publicou imagens do resgate do animal.

 

asd

 

"Os elementos do NPA deslocaram-se ao local onde verificaram que se tratava de uma cobra rateira, tendo procedido à sua recolha. No seguimento da ação, o réptil foi devolvido ao seu habitat natural por não apresentar qualquer ferimento", lia-se no comunicado.

A GNR lembra que a "Guarda Nacional Republicana, através do Serviço da Proteção da Natureza e do Ambiente (SEPNA), tem como preocupação diária a proteção ambiental e dos animais. Para o efeito, poderá ser utilizada a Linha SOS Ambiente e Território (808 200 520) funcionando em permanência para a denúncia de infrações ou esclarecimento de dúvidas".

cobra-rateira (Malpolon monspessulanus) é o ofídio de maiores dimensões da Europa, medindo entre 160 e 230 cm. Distribui-se geograficamente pelo sul da Europa (Península Ibérica, área mediterrânica de França, região adriática de Ístria, sul dos Balcãs), pelo Médio Oriente e pelo norte de África. É assim um biótipo mediterrânico característico,

Alimenta-se de pequenos animais, mamíferos, aves e répteis, incluindo outras cobras, mas principalmente de roedores, justificando o seu nome. É venenosa mas, como possui os colmilhos na parte posterior da boca, não consegue inocular o veneno como defesa, usando-o apenas durante a deglutição das presas. Não consegue por isso inocular veneno nos casos de mordedura acidental em seres humanos.

Vive sobretudo em lugares secos, rochosos e arbustivos, em zonas de planície e de média altitude.