CONCERTOS DO CARRILHÃO PASSAM POR GAIA

carrilhão
30-11-2021 | 09:59 | | |

CONCERTOS DO CARRILHÃO PASSAM POR GAIA

Escrito por Filipa Júlio

Os Concertos do Carrilhão LVSITANVS, das irmãs Ana e Sara Elias, vão animar vários espaços de Vila Nova de Gaia, a começar já hoje no Jardim do Morro, às 17h.O carrilhão é um instrumento musical de grandes dimensões, geralmente associado a igrejas e conventos, que surgiu em França no século XV, na região da Flandres.

Trata-se de um conjunto de sinos com tamanhos diferentes e que, consequentemente, resultam em sonoridades muitos diversos. Em Portugal o carrilhão do Convento de Mafra é o mais conhecido.

Composto por 63 sinos, o LVSITANVS pesa aproximadamente 12 toneladas e é apresentado "como o maior e mais pesado carrilhão itinerante do mundo". Não obstante a sua dimensão, apresenta-se como versátil tanto ao nível da movimentação entre diferentes ambientes como ao nível das músicas interpretadas, que podem ir do estilo mais erudito ao popular.
"Tratando-se de uma novidade única em Portugal e na Península Ibérica, o Carrilhão LVSITANVS está a despertar grande interesse nos amantes da música, e, consequentemente, a incentivar uma nova forma de ouvir música", lê-se na sinopse de apresentação do projeto dinamizado por este dueto de mulheres do Centro Internacional do Carrilhão e do Órgão, com sede em Constância.

Ana Elias formou-se no Instituto Gregoriano de Lisboa, obteve o diploma de carrilhanista na Escola Real de Carrilhão 'Jef Denyn' em Mechelen, Bélgica, e é mestre em Música com agregação ao ensino no Lemmensinstituut em Leuven. No Conservatório de Mechelen terminou o curso de órgão. Recebeu o segundo prémio na 'Competição de Composição para Carrilhão Jacques Redel' em Gent, Bélgica; o terceiro na 'Competição Internacional de Interpretação', em Springfield, Illinois nos EUA; e o segundo na prestigiada 'Competição Internacional de Carrilhão Rainha Fabíola', em Mechelen.

Com a irmã, Sara Elias, conquistou o Prémio Milénio Sagres-Expresso 2004 com o projeto de um carrilhão itinerante, e daí fundaram, com o pai Alberto Elias, a CICO, com sede em Constância, e cujo lema é a 'Divulgação do Carrilhão e do Órgão, da sua Música e da Arte de os Tocar'.
O seu trabalho está disponível em CD, gravado no carrilhão da Torre dos Clérigos, no âmbito da 'Porto 2001 - Capital Europeia da Cultura'.

Programa
Às 17h, o carrilhão estará no Jardim do Morro, seguindo depois pela Avenida da República até ao edifício da Câmara Municipal de Gaia, onde acompanhará a inauguração das luzes de Natal, marcada para as 21h.
Amanhã, o Carrilhão estará em Arcozelo (Praceta Maria Adelaide), às 15h, e em Grijó (Largo Dr. Manuel Ramos – Largo da Póvoa), às 21h. Na quinta-feira, é a vez de Gulpilhares (Alameda do Senhor da Pedra) receber a música produzida por este conjunto de sinos, às 15h, seguindo-se Crestuma (Calçada da Igreja), no mesmo dia, às 21h.

Mais notícias