CONCURSO PARA A LINHA RUBI AVANÇA AINDA EM 2022
A Metro do Porto conta avançar este ano para o concurso da linha Rubi, que ligará Santo Ovídio à Casa da Música através de uma nova ponte sobre o Douro, revelou a administradora Lúcia Leão Lourenço.
O projeto de execução ficará pronto este ano enquanto se desenvolvem já estudos de impacto ambiental que a Agência Portuguesa do Ambiente terá de validar.
O que está já a correr é o prazo para a adjudicação da nova ponte sobre o Douro que irá servir a linha Rubi, processo que deve ficar concluído este mês. Finda esta etapa, a administração da Metro, presidida pelo gaiense Tiago Braga, será altura de entrar em contactos que irão fazer as obras de encaixe da ponte. No caso concreto de Gaia, esta encaixará ligeiramente a montante do Bairro do Cavaco, numa cota superior à da Ponte da Arrábida, com o canal de metro a entrar na Via Edgar Cardoso.
A construção da nova ponte deverá começar na primeira metade de 2023.
Esta obra, bem como a nova linha, será totalmente financiadas a fundo perdido por verbas inscritas no PRR (Plano de Recuperação e Resiliência) e que terão de estar concluídas e em funcionamento até ao final de 2025.
O percurso desta segunda linha de Gaia irá incluir estações na Arrábida, Candal, Rotunda Edgar Cardoso (correndo ate aí o metro em superfície), Estação das Devesas, Bairro do Cabo Mor/Soares dos Reis e uma nova estação em Santo Ovídio.
Gaia passará assim a contar com duas linhas de metro, sendo que quando a Linha Rubi entrar em funcionamento já a Linha Amarela terá concluída a sua extensão até Vila D'Este.