CONHEÇA AQUI AS PRAIAS DE GAIA QUE MANTÊM BANDEIRA AZUL
Em 2002, todas as praias do município de Vila Nova de Gaia reúnem as condições de qualidade para serem distinguidas com a Bandeira Azul. Este prestigiado galardão, deliberado por um júri internacional, pressupõe o cumprimento de um conjunto de 32 critérios que integram os domínios da Informação e Educação Ambiental, Qualidade da Água Balnear, Gestão Ambiental de Equipamentos e Segurança e Serviços.
"Gaia é assim, uma vez mais, o segundo concelho do país com mais distinções, estando reunidas as condições para hastear vinte Bandeiras Azuis na época balnear de 2022, 19 em águas balneares (trinta praias concessionadas) e uma na Marina de Gaia", releva a autarquia gaiense.
Portugal conta este ano com um total de 431 praias, marinas e embarcações galardoadas com Bandeira Azul, mais 32 do que em 2021, com um aumento de praias fluviais distinguidas com o galardão. De acordo com o presidente da Associação Bandeira Azul Europa (EBAE), José Archer, o número este ano "é quase 15 vezes superior ao número de há 25 anos".
As 393 praias costeiras e fluviais distinguidas com este selo internacional estão distribuídas por 102 municípios – 82 no Norte, 50 no Centro, 77 no Tejo, 40 no Alentejo, 86 no Algarve, 42 nos Açores e 16 na Madeira.
Vila de Gaia, com 20 bandeiras azuis, é o município do Porto mais contemplado por este 'selo de qualidade. Matosinhos, por exemplo, tem 13. Albufeira, com 25 bandeiras azuis, continua a ser o município líder.