DANÇA AZUL JÁ ESTÁ PRONTA NA RUA DE SANTA CATARINA

Paisagem etérea
15-07-2021 | 16:51 | | |

DANÇA AZUL JÁ ESTÁ PRONTA NA RUA DE SANTA CATARINA

Escrito por Eugénio Queirós

A Rua de Santa Catarina, no Porto, está mais bonita com a instalação da designer Madalena Martins que dá pelo nome de 'Paisagem Etérea' e pretende ser, segundo a Câmara Municipal do Porto, "um marco de boas vindas ao setor do comércio depois de meses de ausência".

Com esta instalação, o município pretende estimular a vontade de usufruir de uma experiência de compras em harmonia e num manto de tranquilidade. Na instalação predomina o azul celeste pois o azul é a cor dominante nas máscaras descartáveis. A cor, segundo a criadora, quer provocar uma dança livre no céu e o movimento gerado representa "a tensão que vivemos".

Santa Catarina

A ação nasceu a propósito da iniciativa “Lojas de Rua”, que o Município vem promovendo desde 2016 com o objetivo de atrair as pessoas a ruas de comércio da cidade, conjugando animação e a dinamização do comércio tradicional, com as promoções dos comerciantes.

Esta não é a primeira vez que Madalena Martins, natural de Ponte de Lima e a viver no Porto, tem dado corpo artístico aos diferentes objetivos municipais na decoração da cidade. É dela a intervenção artística que, em 2019, uniu as lojas e edifícios da Rua de Cedofeita com fitas de várias cores. Na época natalícia desse ano, a designer levou ao Gabinete do Munícipe a instalação “Natal é calor que se vê por dentro", 17 mil metros de película com origem nos desperdícios de produção gráfica industrial, nomeadamente excedentes da impressão de rótulos de vinho.