DANIEL PINTO INVESTIGOU A FUNDO PARA ESCREVER "O ALIADO IMPROVÁVEL"
Daniel Pinto, estudante do Mestrado em Gestão na Universidade Portucalense, aventurou-se pela escrita e apresentou o livro “O Aliado Improvável”.
O gaiense baseia-se em factos verídicos para explorar o mistério por trás da campanha de espionagem mais mortífera da Segunda Guerra Mundial, conhecida por Englandspiel.
Em Maio de 1940 os Países Baixos renderam-se à Alemanha, após uma batalha intensa. Em poucas semanas Hitler dominava grande parte da Europa Ocidental. De imediato estabeleceram-se contactos entre os Aliados e os movimentos de Resistência para organizar a libertação.
Simon Clifford, agente enigmático e assassino profissional, é a personagem principal a quem os Aliados recorrem para eliminar o homem que ameaça os seus ambiciosos planos.
Preparam um grande desembarque de tropas nos Países Baixos. Porém, nos meses finais de 1943 uma misteriosa mensagem codificada altera os projetos. O que aconteceu? Teriam os alemães sido avisados?
As respostas podem ser exploradas no livro de Daniel Pinto, que ganhou forma pela 'mão' da editora Clube do Autor, em março.
Daniel Pinto é investigador e coopera no processo de abertura de ficheiros secretos da instituição britânica The National Archives, pelo que tem acesso a fontes e informação priviligiada, assim como contacta com antigos funcionários das administrações norte-americanas, de Nixon a Trump. A sua investigação centra-se nos conflitos bélicos do século XX, recolhendo material que trabalha ficcionalmente nos seus enredos.