DGS ALERTA PARA FRACA QUALIDADE DO AR DEVIDO A POEIRAS AFRICANAS
Os nossos leitores e seguidores estiveram hoje imparáveis na interação com a nossa página nas redes sociais e com o nosso site, a propósito das poeiras vindas do norte de África que hoje esconderam completamente o Sol [VER VÍDEO] em Vila Nova de Gaia e um pouco por todo o país.
A vermelho e rosa a mancha de poeira
Os valores (Mgr/m2) previstos para amanhã são muito significativos e muito provavelmente superiores aos de hoje, um dia que já foi anormal pois Portugal não costuma 'apanhar' cargas de poeira do deserta com esta intensidade.
A Direção-Geral de Saúde (DGS) recomenda às pessoas mais suscetíveis à fraca qualidade do ar que fiquem dentro dos edifícios e, se possível, de janelas fechadas, enquanto se mantiverem no ar as poeiras vindas do norte de África.
Os efeitos mais visíveis são a alteração da cor do céu visto que as poeiras estão normalmente acima da superfície, embora dependendo da sua concentração possam atingir níveis mais baixos com implicações na qualidade do ar e na visibilidade e/ou tração em caso de travagem brusca.
"Para uma condução segura, adapte a sua condução às condições atmosférica", recomenda, por sua vez, a Polícia de Segurança Pública.
A autoridade de saúde pública apela a quem puder que evite respirar ao ar livre, mas se tiver de ser, pelo menos que evite esforços ou exercícios físicos.
Os idosos e as crianças devem ter especiais cautelas, mas também quem tem doença respiratória grave, como asma, ou doença cardiovascular.
O comunicado da DGS recomenda ainda a consulta da página da Agência Portuguesa do Ambiente na internet, QualAR - Qualidade do AR ou a App QualAr, de forma a acompanhar a situação com mais detalhes.
Estima-se que, por causa das poeiras, o ar seja de má qualidade até à próxima quinta-feira, dia 17.
Foto de capa de PEDRO SOUSA