DOENTES DE GAIA VÃO SER ENCAMINHADOS PARA CENTROS DE SAÚDE
O projeto “Ligue antes, salve vidas”, que entrou em vigor em maio de 2023, vai ser alargado já este mês às Unidades Locais de Saúde de Gaia/Espinho.
Os doentes apenas serão atendidos na urgência hospitalar se tiverem uma referenciação prévia.
Este projeto prevê, que antes de se dirigir à urgência, o utente deve sempre ligar para o SNS 24 (808 24 24 24). De acordo com as respostas e o resultado do algoritmo, o enfermeiro encaminha para autocuidados, para a unidade de saúde familiar ou para o hospital, acionando o INEM em caso de emergência.
Se, por ventura, o utente precisar de ser observado por um médico, o SNS 24 acede à agenda dos centros de saúde e marca uma consulta (no próprio dia, ou dia seguinte) na unidade de saúde do utente.
A portaria de alargamento do projeto, assinada pelo Ministro da Saúde, Manuel Pizarro, foi publicada esta terça-feira em Diário da República.
Segundo essa mesma portaria, o objetivo é desincentivar a ida à urgência por parte de doentes não urgentes, libertando este serviço para as pessoas que necessitam, realmente, de cuidados mais urgentes. Pode ler-se que “o recurso ao serviço de urgência, por autorreferenciação, continua a ser realizado por parte significativa de utentes com pouca gravidade clínica, pelo que se impõe uma organização administrativa do fluxo de doentes capaz de otimizar a capacidade de resposta do SNS”.
Foto: CNN Portugal