A-DOS-RUIVOS É ALDEIA ESPECIAL E UM RUIVO GAIENSE ESTEVE LÁ

ruivos
19-01-2022 | 09:27 | | |

A-DOS-RUIVOS É ALDEIA ESPECIAL E UM RUIVO GAIENSE ESTEVE LÁ

Escrito por Eugénio Queirós

A aldeia A-dos-Ruivos, como o nome indica, tem como caraterística o facto de ter uma maioria de pessoas de cabelo precisamente dessa cor. A TVI, através do repórter Vítor Bandarra, visitou a aldeia que fica perto do Bombarral e fez-se acompanhar por alguns ruivos espalhados por este país, entre os quais o gaiense, de Gulpilhares, Joel Ribeiro (o primeiro na foto a contar da esquerda).

f

O tom ruivo no cabelo e as típicas sardas na pele devem-se ao gene MCRI, que dá origem ao rutismo. Uma provável herança dos francos, povos que vieram da região do hoje norte de França e deram origem a diversos povoamentos, entre os quais a conhecida Vila Franca de Xira.

E por falar em movimentos populacionais, está comprovado historicamente que todos os lugares chamados Coimbrões foram criados por gente vindas do então condado de Coimbra, nos séculos X e XI. Tal como resulta claro que o tom louro de muitas gentes da zona de Braga se deve à presença dos suevos nessa região, onde se estabeleceram na Alta Idade Média (séculos V e VI).

 

Mais notícias